Ciência
24/01/2018 às 05:36•1 min de leitura
Se você curte estar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia, então deve saber que, embora ainda não tenham alcançado nível comercial em grande escala, existem profissionais trabalhando em roupas “programáveis” — e inclusive já temos alguns protótipos dessas vestimentas sendo apresentados mundo afora.
Um exemplo é o vestido que você pode conferir no vídeo a seguir e que consiste em um desses projetos que estão sendo desenvolvidos. Veja:
O clipe foi compartilhado pelo pessoal do site Twisted Sifter recentemente, mas, infelizmente, eles não incluíram informações sobre quem desenvolveu a peça acima ou a respeito da tecnologia envolvida. Acredite, nós tentamos encontrar outras fontes com mais dados relacionados com esse vestido especificamente, porém não conseguimos encontrar (caso você consiga, nos avise!).
De qualquer forma, nós do Mega nos deparamos com um protótipo semelhante (você pode vê-lo através deste link se quiser) que funciona através de uma tecnologia conhecida como “E Ink” ou “papel eletrônico”, que é utilizada na produção daqueles displays utilizados em leitores de livros digitais, por exemplo, então, aparentemente, se trata do mesmo princípio.
No caso do vestido do vídeo acima, a peça parece mudar de cor e padrões com o simples toque da modelo e, se algum dia se tornar uma realidade nos guarda-roupas de todo mundo, certamente representará uma redução na quantidade de itens que as pessoas precisarão ter em seus armários. E você, caro leitor, o que acha das possibilidades que essa tecnologia oferece?