Artes/cultura
08/02/2018 às 11:01•1 min de leitura
Com pouca tradição aqui no Brasil, principalmente por falta do elemento principal – a neve –, os Jogos Olímpicos de Inverno serão iniciados nesta sexta-feira (9), em PyeongChang, na Coreia do Sul. Mesmo assim, nossa delegação terá 9 atletas que competirão na patinação artística, no bobsled (o trenó), no esqui alpino, no esqui cross-country e no snowboard.
A 23ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno também terá a primeira participação de 6 países: Equador, Eritreia, Kosovo, Malásia, Nigéria e Cingapura. Além desses novatos, 4 novos esportes farão parte da competição. Conheça-os:
A competição é semelhante ao salto com esqui, no qual o atleta desliza por uma rampa gigante, dá um salto que o faz voar e precisa aterrissar em segurança. A gente conhece algo semelhante através das megarrampas de skate ou bicicletas. Nos Jogos Olímpicos deste ano, os atletas de snowboard darão o salto, sendo julgados por dificuldade, execução, amplitude e pouso.
A patinação de velocidade é um esporte olímpico desde 1992, mas, para 2018, estreará a modalidade que traz até 24 atletas diferentes correndo ao mesmo tempo, sendo que eles precisam dar 16 voltas no circuito de 400 metros. Haja fôlego!
O esqui alpino está nas Olimpíadas desde 1936. O básico do esporte é descer uma montanha e contornar as bandeirinhas no menor tempo possível. Para o evento de 2018, estreará a modalidade em equipe, que contará com times mistos no qual o somatório dos tempos definirá o país campeão.
A gente conhece esse esporte aqui no Brasil como “o jogo da chaleira” ou “jogo da vassoura”, no qual um atleta joga uma pesada pedra enquanto os outros ficam “varrendo” o gelo para fazê-la chegar ao lugar apropriado. A diferença para 2018 será a competição em duplas mistas.