25 maneiras estranhas de dormir dos animais

24/02/2019 às 06:003 min de leitura

Você já se pegou se perguntando se todos os animais dormem da mesma maneira que a gente? Você já deve ter imaginado que a resposta é não, né? Alguns até sim, mas outros têm hábitos de sono bem particulares. Bora conferir a maneira estranha de dormir desses bichinhos?

1 – Golfinhos e baleias descansam uma metade de seu cérebro por vez, ou seja, eles não apagam totalmente. Isso serve para evitar que eles se afoguem enquanto dormem. Sim! Se esses aquáticos bobearem, podem acabar se afogando.

Golfinho

2 – Os dorminhocos morcegos são capazes de dormir até 20 horas por dia! E se você já se perguntou “por que eles dormem de cabeça para baixo?”, a resposta é porque essa é a posição ideal para sair dali voando.

morcego

3 – Alguns animais, como roedores, conseguem dormir pela metade de 1 ano. Isso se chama hibernação e permite que o bichinho sobreviva por períodos muito frios ou de escassez de comida.

esquilo

4 – Como os tubarões precisam se manter em movimento para que o oxigênio passe por suas guelras, alguns cientistas acreditam que essas feras sejam capazes de pôr o cérebro para dormir e, mesmo assim, continuar nadando. Pense!

tubarão

5 – Cientistas levantaram a hipótese de que tubarões-brancos enfrentam a corrente enquanto dormem. Assim, a água flui pelas guelras sem demandar esforço.

Tubarão

6 – As gigantescas morsas inflam um órgão chamado bolsa faríngea, para permanecerem flutuando enquanto dormem.

orca

7 – Para se defender dos predadores, os espertos babuínos-da-guiné dormem no topo das árvores pelos calcanhares, sempre prontos para dar no pé.

macaco

8 – Assim como muitos animais hibernam no inverno congelante, outros tiram seu longo cochilo da hibernação durante o verão para fugir do calor escaldante! Isso se chama estivação, e os animais que dormem assim normalmente são anfíbios e répteis.

lagarto

9 – A maioria dos animais tem um padrão de sono polifásico, ou seja, muitas sessões de cochilo em um dia. Já nós, humanos, somos bastante singulares com nosso ciclo monofásico, o que faz com que tenhamos uma sessão de sono dentro de um período de 24 horas.  

leopardo

10 – Alguns caracóis-do-deserto são capazes de dormir por anos! Uma vez, um dorminhoco caracol egípcio foi encontrado e considerado morto, então seguiu para exposição em um museu. Imagine a surpresa dos museólogos quando, quatro anos depois, ele se esticou preguiçosamente de dentro de sua concha e saiu rastejando.

caracol

11 – Rãs passam por um processo de hibernação bastante intenso. Enquanto a maior parte de seus corpos congela ao ponto em que até seus pulmões param de respirar, altas concentrações de glicose em seus órgãos vitais evita que as partes essenciais congelem.

sapo

12 – Girafas conseguem ficar semanas sem dormir. Cientistas acreditam que, por elas serem muito altas e lentas, esse mecanismo as ajuda a se proteger de predadores. Se formos parar para calcular uma média, é possível dizer que elas dormem o equivalente a 20 minutos por dia.

girafa

13 – Por mais estranho que pareça, depois de acordar da hibernação os animais mostram vários sinais de privação de sono e precisam dormir muito nos dias seguintes para se recuperar.

vish

14 – Chimpanzés, orangotangos e gorilas têm hábitos bem semelhantes aos dos humanos. Eles fazem suas camas em lugares seguros e se aninham ali para dormir.

macaco

15 – Em 2008, pesquisadores descobriram que cachalotes dormem se balançando verticalmente perto da superfície da água. Diferente de seus primos, que desligam metade do cérebro para dormir, as cachalotes passam por curtos períodos de sono com o cérebro totalmente desligado — e sem respirar!

baleia

16 – Alguns pássaros conseguem dormir pendurados em galhos; simplesmente fecham suas garrinhas em torno do galho e por ali ficam.

coruja

17 – Cachorros, gatos, esquilos e suricates dormem empilhados para aquecerem uns aos outros.

filhotes

18 – Vacas preferem dormir perto de seus familiares, e a forma varia de acordo com a hierarquia social do grupo.

vaca

19 – Cavalos, zebras e elefantes conseguem dormir em pé! Mas para que isso? Assim como as girafas, estes animais fazem isso para se protegerem de predadores.

zebra

20 – Patos dormem agrupados, e aqueles nas bordas do círculo de patos costumam dormir com um olho aberto para vigiar possíveis predadores.

pato

21 – Além de dormirem empilhados, suricates cavam sua toca debaixo da terra com diversas câmaras, como uma toca cheia de quartinhos.

bicho

22 – Flamingos dormem em pé, mas não pelo mesmo motivo de cavalos e zebras. É só porque não há muitos lugares confortáveis para se aninhar em seu habitat natural.

flamingo

23 – Ainda que elefantes possam dormir no chão, eles são tão grandes e pesados que, se dormirem assim por muito tempo, podem acabar machucando seus órgãos internos.

elefante

24 – Algumas aves migratórias são capazes de dormir durante o voo! Sabiás-de-óculos tiram milhares de supersonecas, cada uma durando apenas alguns segundos.

pássaro

25 – E para deixar o dia realmente lindo, lontras dormem de mãos dadas para não se separarem e ficarem sozinhas à deriva. Fofo, né?

lontra

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: