Artes/cultura
19/02/2018 às 11:30•2 min de leitura
Você já deve saber que o primeiro jogo de futebol no Brasil aconteceu em abril de 1895, na cidade de São Paulo, mas será que você conhece outros eventos que marcaram a história do esporte e são poucos comentados? Confira uma lista incrível com 7 curiosidades do mundo da bola e descubra um pouco mais sobre o futebol pelo mundo. Selecionamos algumas das melhores notícias sobre futebol para você matar a sua curiosidade:
Na história do futebol mundial, nunca houve um time como o ASEC Abidjan, da Costa do Marfim. Embora pouco conhecido, ele conquistou o maior número de jogos invictos em sequência: foram 108 partidas sem nenhuma derrota, entre os anos de 1989 e 1994, rendendo assim, muitos títulos para sua coleção.
A Primeira Guerra Mundial esconde muitos mistérios e curiosidades e entre elas está a “Trégua de Natal”. Perto do final do ano de 1914, a Inglaterra e a Alemanha decidiram dar uma pausa no conflito para confraternizar com o inimigo. Até um inusitado clássico "Alemanha x Inglaterra" rolou entre os soldados.
O mascote da Copa do Mundo de 1990 na Itália, o Ciao, está dando o que falar até hoje. Ele é considerado o mais bizarro da história, já que muitos odiaram a figura. O Ciao é formado por blocos pintados com as cores da bandeira italiana, que se juntam em uma figura humana, com uma bola representando a cabeça.
O goleiro francês Jérémie Janot ficou famoso ao defender seu time (Saint-Étienne) vestindo uma camisa e máscara do Homem-Aranha. Sua atuação faz jus ao personagem, já que ele fazia defesas incríveis, ganhando o apelido do super-herói.
O paraguaio Cabañas, ídolo do América do México, não fez poupança enquanto atuava como jogador. Após levar um tiro na cabeça, em 2010, ele ficou impedido de continuar a jogar e virou padeiro para poder se sustentar. Sua renda caiu para pouco mais de um salário mínimo por mês.
Um massagista roubou a cena na série D do Campeonato Brasileiro de 2013: Esquerdinha, do Aparecidense, de Goiás, salvou o time ao defender, por duas vezes, o gol. Depois da cena, Esquerdinha saiu correndo e se escondeu no vestiário para não apanhar do time rival.
Os jogadores do time SOE Antananarivo, de Madagáscar, ficaram revoltados com os constantes erros de arbritragem em uma partida anterio e decidiram obedecer a um pedido inusitado do técnico, marcando vários gols contras. O protesto rendeu 149 gols para o adversário, AS Adema, ficando conhecido como o placar máximo em uma partida. Isso aconteceu em outubro de 2002, e a equipe acabou sendo punida com 10 anos de expulsão de qualquer campeonato nacional.
Via assessoria