Esportes
07/03/2018 às 10:39•2 min de leitura
Com uma área um pouco maior do que a do estado de Pernambuco e uma população que não chega aos 400 mil habitantes, a Islândia pode parecer irrelevante no cenário mundial; mas, como você vai ver, não é bem isso o que acontece. No ano passado, por exemplo, a cidade pesqueira de Ísafjörður encontrou uma maneira criativa de evitar atropelamentos: para chamar a atenção dos motoristas mais distraídos, criou travessias de pedestre em terceira dimensão.
Apesar de a Islândia registrar temperaturas amenas durante o ano inteiro, os seus habitantes não veem nenhum problema em tomar banho ao livre, mesmo durante o inverno. Isso só é possível graças às diversas áreas geotérmicas existentes por lá, que proporcionam águas quentinhas e revigorantes para lavar corpos e almas.
Em qualquer outro lugar do mundo, deixar uma criança recém-nascida desacompanhada na rua pode ser interpretado como uma prova da irresponsabilidade dos seus pais. Porém, na Islândia — uma das nações mais seguras do mundo —, vê-las em carrinhos do lado de fora de estabelecimentos é algo absolutamente normal. A justificativa que eles dão é bem simples: dormir ao ar livre faz bem à saúde e afasta doenças oportunistas.
Os policiais islandeses são tão pacíficos que, em toda a sua história, foi registrada apenas uma morte durante uma troca de tiros. Além do mais, eles são conhecidos por serem extremamente ativos nas redes sociais, extremamente solícitos e estaremos sempre de bom humor.
Em um levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Islândia aparece na terceira posição entre os países mais felizes da Terra. No mesmo ranking, o Brasil ocupou o 22º lugar.
Para reduzir a crescente produção de plástico no país, o estudante Ari Jonsson inventou uma espécie de garrafa de plástico biodegradável produzida a partir do pó de algas vermelhas. A ideia é que elas fiquem inteiras quando estão cheias de água, mas, conforme forem ficando vazias, o seu processo de decomposição seja iniciado.
Uma das atrações mais curiosas da TV islandesa é um reality show chamado “Keeping Up With the Kattarshians”, que mostra a imperdível rotina de quatro gatos vivendo em uma casa de bonecas gigante. Para o criador do programa — que é transmitido ao vivo em rede nacional —, os espectadores estão cansados do noticiário desagradável e da programação atual das emissoras do país e encontram um pouco de felicidade e tranquilidade na atração felina.