Artes/cultura
24/03/2018 às 10:00•2 min de leitura
O Mar Morto está localizado na fronteira entre a Jordânia e Israel. É uma espécie de corpo de água com uma quantidade tremenda de sal, o que faz com que uma pessoa possa flutuar na água, além dos diversos benefícios para a saúde.
O Mar Morto surgiu porque a crosta da Terra foi esticada devido à formação de uma fenda naquele lugar. A superfície acabou afundando onde a crosta era fina, o que levou à formação do Mar Morto. E tem mais! Alguns cientistas acreditam que pode estar afundando mais a cada ano que passa.
As margens da superfície do Mar Morto ficam a 423 metros abaixo do nível do mar, o que o torna o ponto de elevação mais baixo do mundo.
É na verdade um lago muito grande e sem saída para o oceano. Só é chamado de mar porque há muito sal na água (muito mesmo).
Por incrível que pareça, apesar da fama ele não é o mais salgado; há três na frente. Porém, dos lagos mais salgados do mundo, ele é o mais fundo, chegando a 377 metros de profundidade.
O alto teor de sal do Mar Morto faz com que nenhum tipo de vida aquática sobreviva, por isso ele tem esse nome.
A água do Mar Morto é tão densa que faz com que você possa flutuar sem esforço.
A água é tão concentrada em minerais como zinco, e tem o ar tão rico em oxigênio, que tem se mostrado excelente no tratamento de asma, pressão alta e reumatismo, bem como várias doenças de pele.
Pois é! A lama lá também tem propriedades curativas, pois é rica em sódio, potássio, magnésio e cálcio.
Se você gosta de história, provavemente vai gostar disso. Os pergaminhos do Mar Morto foram encontrados numa caverna em Qumran e contêm algumas das cópias mais antigas da Bíblia Hebraica.
A Bíblia Hebraica cita o Mar Morto como o lugar onde o rei David se refugiou, e muitas pessoas acreditam que o primeiro turista ali foi possivelmente Abraão, embora não haja nenhuma prova disso.