Ciência
03/05/2018 às 10:01•1 min de leitura
Aqui no Brasil, as gorjetas em bares e restaurantes costumam vir embutidas na conta, quase sempre sendo o equivalente a 10% do valor consumido. Como essa não é uma taxa obrigatória, você pode recusar o pagamento, mas normalmente precisa pedir a retirada do valor.
Em muitos outros lugares, entretanto, a gorjeta é voluntária, e o consumidor é quem decide quanto deseja recompensar pelo serviço oferecido. Uma turista russa de férias na Suíça acabou se atrapalhando e deu nada menos do que 7,7 mil francos suíços como gorjeta! Isso dá o equivalente a R$ 27,4 mil! Já pensou? E o pior é que ela tinha consumido apenas o equivalente a R$ 80!
Olesja Schemjakowa, de 37 anos, estava com o filho em uma cafeteria de Zurique. Ambos pediram bolos e cafés, que acabaram custando uma fortuna! Na hora de pagar, ela digitou a senha do cartão no campo em que era para preencher o valor a ser pago como gorjeta, só descobrindo o erro no final do mês, quando abriu a fatura.
Olesja se assustou quando descobriu o valor que ela pagou pelos bolinhos e cafés
Obviamente, ela quase caiu de costas! Mas a história não acaba aí: ela entrou em contato com a cafeteria e explicou o engano. O dono rapidamente se prontificou a devolver a gorjeta generosa até o final de março, mas sumiu do mapa! Não devolveu o dinheiro e parou de responder às chamadas e aos e-mails de Olesja.
Ela descobriu, então, que o homem havia entrado com pedido de falência no começo de março! A russa, que agora mora na França, também relata estar desempregada e que a grana a ajudaria a se manter durante vários meses. Olesja não tem muita esperança de conseguir recuperar o dinheiro perdido, mas aprendeu a ler direitinho todas as informações nas máquinas de cartão. Que prejuízo, hein?
***
Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.