Ciência
10/07/2018 às 14:30•2 min de leitura
- Vamos tirar uma foto, filho
- Pai, tô com fome
- Sou lindo
Centenas de versões desse meme com o jogador de futebol Cristiano Ronaldo, da seleção portuguesa, devem ter circulado pela internet nas últimas semanas, em alusão a uma autoestima superelevada atribuída ao craque.
Ele se acha lindo, maravilhoso, o melhor do mundo, tem carisma pra dar e vender e aquela carinha de convencido: apesar disso, o CR7 não se encaixa no perfil de um narcisista, segundo a psicologia.
Brincadeiras à parte, qualquer pessoa que tenha ido além das imagens estáticas e assistido a entrevistas e interações do atleta com outras pessoas em vídeo já consegue perceber que ele se mostra agradável e simpático, especialmente com relação à família e aos filhos que aparecem nos memes.
Diferente do Cristiano Ronaldo, no entanto, que tem apenas uma boa autoestima — talvez tenha algo a ver com o fato de ser um dos melhores jogadores do mundo —, pessoas narcisistas não são nada agradáveis de conviver. Segundo Kostas Papageorgiou, da Universidade Belfast, quem tem o narcisismo acentuado se comporta de maneira a diminuir as qualidades e conquistas dos outros com o objetivo de valorizar as suas próprias.
Em sua pesquisa, o psicólogo percebeu que, apesar de irritantes e até um pouco mal-educados, eles acabam sendo bem-sucedidos, pois costumam ser determinados, não desistem com facilidade nem se deixam dissuadir pelas críticas dos outros.
"Se você é um narcisista, acredita firmemente que é melhor do que todos os outros e merece uma recompensa", explica o especialista, que reuniu um time de pesquisadores com o objetivo de compreender melhor a mente dos narcisistas.
... 300 narcisistas incomodam muito mais, mas pelo menos conseguem ajudar a compreender a mente desse grupo. O grupo analisou 300 jovens que se identificavam como tal — todos estudantes italianos — e descobriu que o excesso de confiança dessas pessoas não é à toa.
Os narcisistas de fato se saíram melhor em testes, com resultados superiores aos esperados e aos de pessoas com maiores níveis e habilidades cognitivas. De acordo com o time de pesquisadores, isso acontece porque os narcisistas são determinados, resilientes e confiantes — graças a isso, se saem melhor.
Se você tem dificuldades em conviver com pessoas narcisistas, talvez um aspecto torne tudo ainda mais difícil: o fato de que eles tendem a ocupar posições de poder e controle, como as de CEO, gerente, cirurgião e vendedor.
E, tanto na vida profissional quanto na pessoal, essas pessoas podem exercer aquela atração contraditória sobre as demais: são atraentes por seu carisma e sua confiança, mas também as afastam depois de certo tempo de convivência. Ao mesmo tempo que a tendência é que acabe se tornando cansativo dividir espaço com narcisistas, os próprios eventualmente percebem que estão idealizando o outro e passam a desvalorizá-lo e descartá-lo.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!