Estilo de vida
10/09/2018 às 08:00•2 min de leitura
Índices invejáveis fizeram com que a Finlândia se tornasse o país mais feliz do mundo segundo o Relatório Mundial da Felicidade, publicado em 2018. Essa posição está diretamente ligada a categorias que vão desde a situação econômica do país até a liberdade que as pessoas têm para fazer suas próprias escolhas.
Com isso, apesar de seus invernos tenebrosos, faz sentido que a Finlândia seja um lugar onde as pessoas se sintam livres para criar todo tipo de comemoração pouco convencional!
Os participantes do “wife carrying” seguram suas esposas e percorrem um caminho de obstáculos. As modalidades variam conforme as posições em que as mulheres devem ser carregadas.
De acordo com Annika Rautakoura, é provável que essa prática tenha sido inspirada em um saqueador do século XIX que capturava mulheres e as levava embora pelas pernas. Como esporte, porém, acontece todo mês de julho desde 1992.
Imaginar-se tocando guitarra não é novidade para quem gosta de música. Mas, para os finlandeses, air guitar é coisa séria! Desde 1996, competições mundiais são organizadas sob a filosofia: “se todos tocassem air guitar, guerras e mudanças climáticas acabariam; todas as coisas ruins desapareceriam!”.
Aproveitar o inverno para uma natação congelante é um hobby antigo entre os finlandeses. Há alguns anos, porém, isso se tornou um esporte competitivo, cujas provas acontecem cada ano em uma região e reúnem pessoas do mundo todo.
Todas as idades podem participar; basta aguentar nadar por um trajeto de 25 metros em um lago congelado com a superfície cortada e o fazer no estilo peito – a única modalidade permitida.
Em 2000, os verões no nordeste da Finlândia ganharam uma nova atração: jogadores de vários países se reúnem desde então para disputar a taça mundial de futebol no pântano. A modalidade esportiva não tem regras clássicas, como o impedimento, e é possível que a habilidade mais desejável seja o equilíbrio.
Para evitar o desperdício de frutos das florestas, a Arktiset Aromit organiza todo ano uma competição para premiar quem colher mais deles em apenas 1 hora. Atualmente, o recorde pertence a um time que colheu quase 28 quilos de lingonberries.
A ideia do “kicksled” é reunir famílias e encorajá-las a passar um tempo ao ar livre. Podem encarar a corrida de trenó tanto as crianças quanto os idosos e, todo ano, aqueles que levam a prática a sério são convidados para competir na região central da Finlândia.
No início de agosto, acontece um festival chamado Kaljakellunta, voltado ao relaxamento e à contemplação. Desde 1997, pessoas de todo o país vão ao rio Kerava/Vantaa com seus botes e suas cervejas. Lá, elas passam o dia flutuando na rota preparada especialmente para cada edição.
Apesar de essas serem as festividades ainda ativas na Finlândia, o país também já promoveu diversos eventos bizarros. Até 2015, competia-se para ver quem se sentava em mais formigueiros; entre 2000 e 2011, arremessavam-se celulares – também já houve lançamento de botas. Entre 1999 e 2010, existiram campeonatos de permanência em saunas, brincadeira que acabou quando um competidor faleceu depois de ficar 6 minutos a uma temperatura de 110 ºC.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!