Ciência
15/11/2018 às 08:00•2 min de leitura
Quando pensamos na possibilidade de visitar um templo romano tão intacto que nem pode ser chamado de ruína, logo imaginamos que devemos reservar a passagem para Roma, certo? Não é o caso do Maison Carrée. Essa construção incrivelmente bem preservada está localizada na França, na cidade de Nimes.
É verdade que ele não tem toda a pompa e a imponência dos mais famosos templos romanos, como o Partenon dedicado à Atena. Ele é relativamente pequeno, possui apenas um cômodo, nada que caiba muita gente. O verdadeiro charme está em sua integridade: Maison Carrée é tão bem preservado e conservou tanto de seus ornamentos originais que entrar nele é quase uma viagem no tempo, proporcionando um vislumbre do que foi o período romano.
O templo foi construído entre 19 a.C. e 16 a.C. a mando do imperador Augusto para seus netos e herdeiros, Lucio e Caio Cesar, que acabaram morrendo antes dele. A inscrição que continha a dedicatória para ambos acabou sendo destruída durante a Idade Média, junto com outros vandalismos praticados no prédio. A mensagem só foi recuperada no século XVIII por um grupo de estudiosos, e o resto do templo passou a ser restaurado a partir do século XIX.
Alguns edifícios haviam sido construídos em volta do Maison Carrée, mas foram todos derrubados no século XIX, junto com a restauração, a fim de manter o templo como era quando foi erguido em tempos romanos: isolado. Ele passou por restaurações até os anos 90, e os reparos incluíram o piso, o teto e até a praça da época de sua construção, deixando o cenário inteiro o mais semelhante possível à época original.
O Maison inspirou diversos edifícios ao redor do mundo, como o Capitólio, nos Estados Unidos, e hoje, mais do que ser um bem histórico maravilhosamente preservado, serve como sala de cinema, onde é rodado um filme de 30 minutos que conta a história da cidade de Nimes.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!