Estilo de vida
18/11/2018 às 09:01•2 min de leitura
Sentir irritação depois de passar horas brigando com a impressora, enfrentar um dia daqueles no trabalho ou encarar um congestionamento que não sai do lugar é perfeitamente normal. Mas, já houve momentos em que você se perguntou se a raiva que estava sentindo - e expressando! - não estava um pouco exagerada?
Se perguntar isso às vezes é uma forma importante de melhorar seu autoconhecimento, já que, em muitas situações, podemos estar sendo agressivos ou, no mínimo, passivo-agressivos, sem nem nos darmos conta.
Mas, como saber se você é uma pessoa agressiva? É importante saber que, para agir assim, você não necessariamente precisa estar partindo para uma briga física. Existem também outras formas de agressão.
A melhor forma de identificar e trabalhar este tipo de comportamento, é claro, é consultar um profissional de psicologia, que pode fazer maravilhas na vida de qualquer pessoa.
Mas, para começar, que tal fazer uma autoavaliação? O Buss-Perry Aggression Questionnaire (BPAQ) é um questionário criado para oferecer a quem o responde uma perspectiva de quão hostil, agressivo ou até mesmo violenta uma pessoa é.
Desenvolvido em 1992 pelos professores de psicologia Arnold Buss e Mark Perry - daí o nome -, da Universidade do Texas, em Austin, o teste ajuda na compreensão dos níveis de raiva e suas causas.
Que tal fazer o teste? É bastante simples: o questionário consiste em 29 frases e a cada uma delas você precisa dar uma das seguintes respostas: "Extremamente incomum", "Um pouco incomum", "Nem incomum, nem comum", "Um pouco comum", "Extremamente comum".
No final, o teste te dá um resultado que indica seus níveis de agressividade. Você pode fazer o teste em inglês aqui neste link. Veja a tradução das perguntas a seguir:
E aí, como foi o seu resultado? Lembre-se de tomar algumas medidas para controlar a raiva. Aqui você encontra 7 medidas para acabar com esse sentimento e, aqui, uma dica infalível para evitar a agressividade.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!