Artes/cultura
21/11/2018 às 06:30•2 min de leitura
Em 2017, cientistas anunciaram a descoberta de um novo continente com cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados — área equivalente ao tamanho das regiões Norte e Centro-Oeste brasileiras juntas. Chamado de Zelândia, 94% de seu território estão debaixo das águas do oceano Pacífico — há apenas algumas ilhas e três grandes porções de terra acima da superfície: a Nova Caledônia e as ilhas do norte e do sul da Nova Zelândia.
Por causa do seu isolamento geográfico, o atual território neozelandês foi um dos últimos lugares da Terra a ter ocupação humana. Arqueólogos acreditam que os primeiros habitantes, que chegaram há 800 anos, foram povos que migraram de ilhas da Polinésia em busca de terras para a agricultura.
Na Nova Zelândia, há dois idiomas oficiais: o inglês e o maori. Esta última língua, ensinada em todas as escolas de educação básica, é falada pelo povo nativo de lá, originário das ilhas da Polinésia. Eles compõem cerca de 15% da população total do país.
No Brasil, o empresário que deseja abrir uma empresa precisa esperar mais de 100 dias para conseguir todas as licenças e alvarás necessários. Na Nova Zelândia, o tempo médio de espera é de somente 1 dia — tal índice faz o país ocupar o topo do ranking entre as nações menos burocráticas para os empreendedores.
Em novembro de 1893, quase 40 anos antes do Brasil, a Nova Zelândia se tornou o primeiro país do mundo a conceder às mulheres o direito de votar. A aprovação do sufrágio feminino foi resultado de uma petição assinada por quase um quarto das mulheres adultas do país e ganhou força de lei em setembro daquele ano.
Como nós já mostramos aqui, a rua mais íngreme do mundo fica na Nova Zelândia, em uma cidadezinha chamada Dunedin — situada 800 quilômetros ao sul da capital do país, Wellington. Com apenas 350 metros de comprimento, a Baldwin Street teve esse curioso título registrado no "Livro dos Recordes".
Conhecida como "cidade das velas", Auckland, a maior de toda a Nova Zelândia, dispõe de geografia e condições climáticas bastante propícias para a prática de esportes náuticos. Prova disso é que uma em cada três famílias da localidade tem um barco para chamar de seu atracado em uma das seis marinas que existem por lá.
As suas paisagens intocadas e de tirar o fôlego caíram nas graças dos produtores de Hollywood. Grandes produções do cinema, como "O Senhor dos Anéis", "O Hobbit" e "Crônicas de Nárnia", tiveram cenas gravadas por lá e, de quebra, ajudam a fomentar o crescente mercado de turismo do país.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!