Artes/cultura
17/02/2019 às 10:00•2 min de leitura
Conhecer a Argentina significa comer bem. O país é conhecido pelo churrasco suculento e por carnes bem temperadas, que agradam muitos viajantes. Mas existem muito mais sabores que valem a ida à nação vizinha. E se quiser passagens, confira o SkyScanner.
Foto: Reprodução/cooknenjoy
Doce composto por duas bolachas (ou biscoitos?) recheadas com doce de leite e coberto por chocolate, o alfajor é um orgulho nacional. Sua história acompanha as grandes navegações e colonizações, já que o alfajor é oriundo do mundo árabe e foi trazido pelos espanhóis para a América. Desde então, a iguaria se tornou marca registrada dos argentinos. Existem diversas versões, e o conselho é provar todas!
Foto: Reprodução/Goya Foods
Outra influência culinária dos mouros é a empanada, salgado prático, barato e muito popular entre a classe trabalhadora antigamente e que caiu no gosto de todos atualmente. Pode ser assada ou frita e recheada com ingredientes salgados ou doces, dependendo da região onde é feita. As mais comuns levam recheio de carne com especiarias, frango e queijo com vegetais. Já as versões doces podem ter o famoso doce de leite argentino, com canela, açúcar e passas, como é típico na região de Córdoba.
Foto: Reprodução/we are cocina
Ama queijo? Então essa é para você! Os argentinos elevam o queijo grelhado a um novo patamar com a criação da provoleta, uma influência da imigração italiana no país. Simples de fazer e maravilhoso de comer, consiste em uma grossa fatia de queijo provolone, frito em uma frigideira, coberto com ervas. O resultado é algo crocante por fora e macio por dentro, com uma explosão de sabor a cada mordida.
Foto: Reprodução/Argentina Travel blog
Chamado de “principal comida de rua argentina”, o choripan é parte da rotina de quem vai a estádios de futebol ou precisa de algo rápido para matar a fome. Trata-se de um sanduíche feito com linguiça ou bife de chorizo assado na brasa, coberto com chimichurri, tradicional tempero de carnes argentino. Variações incluem cebolas caramelizadas, beringelas em conserva, pimentas-verdes e uma série de outros condimentos.
Foto: Reprodução/La Sereníssima
O ensopado de lentilha é outro grande favorito dos argentinos quando a temperatura cai, de junho a setembro. Esse caldo tem uma base de tomate e vinho tinto com vegetais e pedaços de chouriço e bacon.
Foto: Reprodução/Hamburguer perfeito
Menos famoso, mas não menos consumido, o sanduíche de miga é um bem nacional. Servido em café da manhã, almoço, janta e lanches a qualquer hora, é feito com pão fino e saboroso, e o recheio varia de acordo com o local. Desde frango com queijos; presunto, ovo, alface e tomate; ou agridoce, como presunto com abacaxi.
Foto: Reprodução/Puntaybariloche
Nome genérico dado a massas trazidas por imigrantes europeus que se instalaram no Rio de la Plata, e que, eventualmente, foram adaptados ao gosto dos argentinos. As mais populares são as medialunas, tortitas negras e vigilantes, entre outras. Bastante consumidas na Argentina como café da manhã e lanches, já que as refeições são servidas mais tarde, em geral.