Artes/cultura
29/04/2019 às 11:56•2 min de leitura
Hoje em dia é tão comum comprar um passagem de avião e viajar longas distâncias em pouco tempo, que nem pensamos mais sobre como era antes dessa invenção alada. Depois da discussão sobre quando aconteceu o primeiro voo, o fato é que a primeira grande viagem entre continentes aconteceu em 1919 sobre o oceano Atlântico.
Crédito: Getty Images Hulton Archive
A corrida para realizar o feito começou em 1913, quando o jornal britânico The Daily Mail ofereceu £ 10.000 para quem conseguisse cruzar o Atlântico sem escalas. O desafio foi interrompido pela Primeira Guerra Mundial. O objetivo era gerar notícias boas, algo raro na época. A Marinha dos EUA patrocinou três barcos de passageiros Curtiss - o NC-1, NC-3 e NC-4 - para tentar realizar a façanha.
Galeria 1
Crédito: Getty Images Hulton Archive
O tenente comandante Albert C. Read, à frente do NC-4, foi o único a ter sucesso em sua missão, partindo do Canadá para a Irlanda. As imagens que comprovam o voo foram preservadas no Hulton Archive e contam a história dos pilotos, a recompensa e a animação de quem esperava em terra firme.
Crédito: Getty Images Hulton Archive
Nas palavras de Matthew Butson (Vice-Presidente do Getty Images Hulton Archive): "Em junho de 1919, o mundo se encontrava em uma posição precária. Depois de assinar o armistício que encerrou a 1ª Guerra Mundial, os europeus estavam desesperados por boas notícias. E qual a melhor maneira de apaziguar os ânimos do que enviando alguns europeus às alturas para cruzar um oceano?
Foi assim que o jornal britânico Daily Mail ofereceu 10 mil euros para o piloto que conseguisse cruzar o Oceano Atlântico em um voo sem escalas. Conforme nos aproximamos do 100º aniversário do primeiro voo transatlântico que partiu do Canadá para a Irlanda, podemos relembrar essas imagens que foram preservadas no Hulton Archive. Essas fotos contam a história completa dos pilotos, a recompensa e animação daqueles que esperaram em terra firme. No arquivo, é imperativo que protejamos o patrimônio cultural do mundo e continuemos a contar essas histórias, centenas de anos no futuro. Quatro das imagens, de negativos de vidros originais, são creditadas à Topical Press Agency, a primeira agência de imprensa fotográfica que foi fundada em 1904 na Fleet Street.
Olhando para trás, esse voo - pilotado por John Alcock e Sir Arthur Whitten Brown - abriu caminho para viagens comerciais globais e começou a encolher o mundo, conectando pessoas nos EUA e no Reino Unido. E os dois homens ficaram 10 mil libras mais ricos."
Matthew Butson, Vice-Presidente do Getty Images Hulton Archive
Matthew Butson, Vice-Presidente do Getty Images Hulton Archive
Matthew Butson, Vice-Presidente do Getty Images Hulton Archive