Ciência
25/06/2019 às 09:00•2 min de leitura
É comum afirmar que os animais podem ser os melhores amigos do homem e que ficam ao lado de “seus humanos” por toda a vida. Mas uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde aponta que, apenas no Brasil, existem mais de 30 milhões de animais abandonados.
O dado se repete em todos os países do mundo e faz com que campanhas para a adoção de animais sejam incentivadas.
Para aumentar as chances dos bichinhos serem adotados, o jovem Darius Brown, de apenas 12 anos, pôs em prática uma iniciativa simples (e fofa!) na cidade de New Jersey, nos Estados Unidos.
A ideia é deixar cães e gatos “arrumados” para receber as visitas dos possíveis adotantes; para isso, Darius cria gravatas artesanais e as doa para os abrigos dos animais.
Foto: Instagram/Darius Brown
A iniciativa fica ainda mais bonita quando se conhece a história do garoto: aos 2 anos, médicos o diagnosticaram com atrasos na fala, na compreensão e nas habilidades motoras. Mesmo assim, o garoto sempre foi muito esforçado e aos 8 anos começou a ajudar a irmã a cortar tecidos, o que o fez desenvolver a coordenação motora.
Aos 11 anos, Darius Brown já era o CEO de uma empresa de alta costura, a Beaux & Paws, especializada em gravatas-borboleta exclusivas e elegantes para as pessoas e seus “filhos” peludos.
Foto: Instagram/Darius Brown
Segundo Darius, a inspiração para suas criações veio após os furacões Harvey e Irma em 2017, que deixaram milhares de animais de estimação sem casas.
A linha de gravatas elegantes comoveu milhares de pessoas (a conta de Darius no Instagram tem 43 mil apoiadores), e sua história foi pauta de inúmeros jornais e programas de televisão. Até o ex-presidente americano, Barack Obama, elogiou a atitude do jovem em uma carta enviada em 2018.
Foto: Instagram/Darius Brown
Por seu esforço em ajudar animais abandonados, Darius já recebeu inúmeros prêmios e reconhecimentos.
Recentemente, ele e a irmã lançaram uma campanha para arrecadar fundos para uma nova missão para salvar animais durante o verão americano (junho a setembro). O objetivo do garoto é visitar mais de cinco estados e, além de fornecer suas elegantes gravatas para abrigos, atuar como voluntário nesses lugares.
Foto: Instagram/Darius Brown