Artes/cultura
07/08/2019 às 09:00•2 min de leitura
Não é de hoje que a humanidade é fã de gatos! Apesar da dificuldade de se estabelecer um período específico, as evidências arqueológicas apontam que esses animais foram domesticados há mais ou menos 12 mil anos – com o processo provavelmente tendo início no Oriente Próximo, região que engloba os territórios do Sudoeste Asiático entre o Mar Mediterrâneo e o Irã.
Mas, voltando à nossa admiração pelos gatos, as demonstrações de afeição e simpatia pelos nossos amigos felinos já eram pra lá de populares muito antes do surgimento da internet – e dos vídeos divertidos e listas de fotos fofas desses animais. Tanto que as imagens e representações dos bichanos existem há milênios (os antigos egípcios eram especialmente devotos dos gatos, lembra?).
Entretanto, na Idade Média, a atenção parece ter se voltado a um comportamento específico ao qual essas curiosas criaturas costumam dedicar boa parte de seu tempo: o de lamber o próprio traseiro – e se você tem um gato em casa, sabe muito bem do que estamos falando! Pois os “detetives” do site Bored Panda encontraram uma porção de ilustrações medievais que revelam o fascínio que a galera da época sentia por essa mania, e você pode conferir algumas das imagens a seguir: