
Ciência
25/10/2019 às 16:00•1 min de leitura
Você não leu errado e o MegaCurioso não está inventando nenhuma linha dessa história. Mariam Nabatanzi, que vive em Uganda, chegou aos 40 anos com o título de mulher mais fértil do mundo. Isso porque, aos 40 anos de idade, ela tem nada mais, nada menos (menos é uma palavra que nem existe neste caso) do que 40 filhos.
A mulher deu à luz pela primeira vez aos 12 anos: um par de gêmeos. Em seguida, vieram mais seis pares de gêmeos. Está contando aí? (2 gêmeos, depois mais 6 x 2 = 12, ou seja, até aqui já são 14 filhos). Depois disso, vieram mais QUATRO conjuntos de trigêmeos (sim, 4 x 3 = 12), cinco conjuntos de quadrigêmos (5 x 4 = 20). Só para ninguém se perder nas contas: 2 + 12 + 12 + 20 = 44 filhos. Seis deles morreram durante o parto e Mariam cuida dos 38 restantes em uma vila em situação de extrema pobreza em Uganda.
Para dificultar ainda mais a vida da mulher, ela foi abandonada pelo marido que depois descobriu-se já ser pai de outros 45 filhos. A situação chamou a atenção da comunidade médica que foi estudar o caso de Mariam. A mulher tem uma condição rara e genética que a faz produzir uma quantidade anormal de óvulos, além de possuir ovários muito grandes. Um médico que a examinou ainda menina, disse que ela não poderia tomar nenhum tipo de anticoncepcional, por conta dos ovários de tamanho anormais. Entretanto, anos mais tarde, descobriu-se que a recomendação não tinha fundamento.
Mariam passou por um procedimento para evitar novas gestações, já que manter os 38 filhos é muito difícil para a mulher. Para sustentar todos os filhos (o mais velho tem 23 anos), Mariam aceita qualquer tipo de trabalho na vila onde reside: desde vender sucata até cortar o cabelo das pessoas. Todos os dias, a mulher cozinha 55 milhos para garantir a alimentação dos filhos que vivem todos em quatro conjuntos de casa uma ao lado da outra.
Sob a beleza gelada, perigos ocultos como fendas e rios subterrâneos podem surpreender os aventureiros desavisados.
Estudo buscou entender em que aspectos homens e mulheres se sentem injustiçados em relação ao sexo oposto.
Condenações injustas já estragaram a vida de muitas vítimas e de seus familiares.
Chega de dar a volta no posto quando o tanque não está onde você imaginava. Vamos te ensinar um truque simples para evitar essa saia justa!
Estudo feito na Califórnia avaliou os efeitos do repasse de uma renda básica para 695 famílias.
Às vezes, a vida parece nos pregar peças, e um simples atraso pode ser o que separa a sorte do destino trágico.
Especulação imobiliária e captura do mercado por grandes investidores despertou um vício nas pessoas em procurar por casas online sem a intenção de compra.
Tem dificuldade em se enturmar em festas? Esse truque pode ajudar.
Uma bicicleta ativa princípios complexos da física, além de agir em nosso corpo.