Ciência
15/01/2020 às 07:00•1 min de leitura
No primeiro dia de janeiro, um bilionário japonês anunciou no Twitter que planeja doar um bilhão de yens (cerca de US$ 9 milhões) entre 1 mil de seus seguidores como parte de um experimento social feito para descobrir como o dinheiro afeta a vida das pessoas.
Yusaku Maezawa é o fundador do maior site de varejo de moda do Japão. Ele passou a chamar a atenção em 2018, quando Elon Musk anunciou que ele seria o primeiro cliente particular da viagem comercial do SpaceX para a lua. Além disso, ele possui uma fortuna estimada em US$ 2,2 bilhões.
Tudo que as pessoas precisavam fazer era seguir Maezawa e dar “retweet” no post do sorteio até o dia 7 de janeiro. Na última segunda-feira (13), o homem anunciou que a publicação havia sido compartilhada mais de 4,5 milhões de vezes.
Essa não é a primeira vez que ele doa dinheiro através das mídias sociais. No começo de janeiro do ano passado, o nipônico doou 100 milhões de yens entre 100 de seus seguidores (que dá mais ou menos US$ 9 mil por pessoa). O post do ano passado foi o mais compartilhado do ano e talvez o dessa vez também seja. Agora, ele decidiu aumentar o valor em 10 vezes para obter resultados mais precisos.
Os vencedores serão selecionados através de uma espécie de loteria e contatados através de mensagem direta pelo próprio empresário.