Artes/cultura
25/03/2020 às 07:00•1 min de leitura
Nesse período de coronavírus e recomendações constantes para redobrar a limpeza, algumas pessoas acabam esquecendo as necessidades do próximo. Foi graças a isso que ao redor do mundo, nas mais diversas lojas, foram registradas pessoas estocando produtos, como papel higiênico, comida e, principalmente, álcool gel.
No entanto, a prática é extremamente egoísta por permitir que uma única pessoa possa se proteger mais que a medida necessária, enquanto outras não têm direito nem mesmo ao básico. Foi pensando nessa injustiça que um supermercado na Dinamarca desenvolveu uma estratégia para que os fregueses comprassem apenas o necessário de forma criativa. A atitude, obviamente, viralizou nas redes sociais.
(Fonte: Schuermann/Twitter/Reprodução)
O cliente que comprar uma unidade de álcool gel paga o total de 40 coroas, a moeda dinamarquesa, equivalente a aproximadamente R$ 30. Já o combo com duas garrafas custa 1 mil coroas, pouco mais de R$ 700. Ou seja, o cliente é obrigado a comprar apenas o necessário para manter-se em segurança, sem privar os outros indivíduos de se protegerem também.
(Fonte: Schuermann/Twitter/Reprodução)
Com essa atitude, supermercado já demonstrou uma forte responsabilidade social, indicando que seu interesse não é unicamente financeiro, mas há uma preocupação com o bem-estar da população, ao contrário do que fizeram outros estabelecimentos.
Até mesmo no Brasil, quando o coronavírus foi inicialmente detectado, diversas lojas começaram a vender um recipiente pequeno de álcool gel por preços exorbitantes. No entanto, o Procon, órgão de defesa do consumidor, rapidamente lutou para barrar esse tipo de venda, obtendo sucesso em muitos casos pelo país.
A prática do supermercado dinamarquês é criativa e eficiente ao mesmo tempo que demonstra um posicionamento respeitável.