Ciência
29/10/2020 às 03:00•2 min de leitura
Histórias de guaxinins vasculhando latas de lixo, comendo vegetais de hortas e até se aninhando em sótãos ou garagens não são incomuns nos Estados Unidos, mas uma dupla destes animais em Redwood City, na Califórnia, pode ter sido a mais ousada de todas ao invadir uma agência do Peninsula Bank e assaltar de forma descarada uma lata de biscoitos de amêndoa.
O “crime” foi testemunhado primeiramente por um cliente retirando dinheiro no caixa eletrônico durante a madrugada, e no começo, o homem acreditou que os meliantes eram apenas bichinhos de pelúcia, até perceber que estavam revirando um dos escritórios vazios do banco.
Quando os funcionários ficaram sabendo do crime, entraram em contato com a Peninsula Humane Society & SPCA, uma associação de resgate de animais, mas a bagunça já havia sido feita: latas de lixo foram reviradas, documentos estavam por todo o chão e um monitor havia sido derrubado. Enquanto isso, os guaxinins estavam aproveitando uma pausa na sala de descanso e saboreando um docinho.
“Eles estavam na sala de descanso comendo uma lata de biscoitos de amêndoa. Eu acho que eles encontraram o ouro”, disse Buffy Martin Tarbox, porta-voz da Peninsula Humane Society.
Depois de uma acalorada perseguição de 10 minutos, a equipe de resgate conseguiu conter os assaltantes, que ficaram bem indignados ao serem retirados do local. “Felizmente, eles não ficaram feridos durante sua aventura matinal. E pelo que sabemos, não fugiram com nenhum dinheiro”, brincou Tarbox.
Com a situação sob controle, a organização pode descobrir o “plano de invasão” dos animais. Aparentemente, eles escalaram uma árvore até o telhado do banco e conseguiram rastejar através dos dutos de ar, e em algum momento, uma parte do teto desabou com o peso dos dois, permitindo que vasculhassem livremente o lugar.
Mas vale lembrar que mesmo com a carinha adorável e reputação hilária, é melhor não se aproximar destes animais levianamente, pois eles podem se sentir ameaçados e atacarem. Além disso, estas criaturinhas são portadores comuns de raiva, leptospirose e outras doenças, então, se estiver viajando e avistar uma dessas fofurinhas, o correto é ficar longe e não oferecer biscoitos, ok?