Artes/cultura
17/11/2020 às 06:00•2 min de leitura
Ao longo da história, o apagamento das conquistas de mulheres é tido como natural e passa despercebido pela sociedade. Mas a verdade é que sem as revoluções feitas por elas, não conheceríamos o mundo como ele é. Por isso, separamos 8 os feitos realizados pelo sexo feminino e transformaram a nossa realidade:
Potiguar, educadora e defensora da igualdade de gênero, Nísia Floresta fundou uma escola para meninas no Rio de Janeiro, propondo o ensino de línguas e matemática. Além disso, defendeu a liberdade religiosa e a abolição da escravatura.
Jornalista, investigadora e inventora, Nelly Bly revolucionou a história do jornalismo investigativo. Em 1890, ela se internou na casa de repouso Woman’s Lunatic, fingindo insanidade, e conseguiu comprovar as situações de abuso e maus tratos que aconteciam no local.
Educadora, filantropa e administradora, Dorina Nowill trabalhou intensamente para a criação e implantação de instituições, leis e campanhas em prol dos deficientes visuais.
Mulher, pesquisadora e cientista, Marie Tharp criou o primeiro mapa do fundo do oceano, que levou à descoberta das placas tectônicas e à teoria da deriva continental.
Ex-escrava, negra e guerreira, Dandara lutou com armas pela libertação de negros e negras e contra a invasão holandesa em Pernambuco, por volta de 1630.
Mestre, cientista e programadora. Sem Grace Hopper, a história da programação não seria a mesma. Ao desafiar os pesquisadores de elite de sua época, Grace tornou a programação e a computação mais democrática e acessível para as massas.
Professora, jornalista e escritora, Antonieta de Barros foi a primeira mulher deputada constituinte e deputada estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Além do mais, foi a primeira negra a assumir mandato popular no Brasil, no século XX.
Mulher, guerreira e ativista, Irena Sendler resgatou milhares de crianças judias e as levou para fora do gueto de Varsóvia, salvando suas vidas.