Artes/cultura
13/02/2021 às 15:00•2 min de leitura
Mais do que um estilo pessoal, as tranças estão presentes nos cabelos femininos há séculos. Traço social, em um tempo no qual as mulheres usavam cabelos tradicionalmente longos, esse estilo perpetuou-se e atualmente tanto pode ser uma solução para os dias em que o cabelo não está legal, como pode ser elevado à categoria de arte, como são os designs de Trendafilka Kirova.
Nascida na Macedônia, Kirova concluiu seu mestrado em economia e até pouco tempo atrás era contadora e auditora em uma empresa. Ela afirmou ao site Bored Panda que jamais lhe passou pela cabeça que faria essa mudança radical em sua carreira. Muito menos que teria mais de 233 mil seguidores no Instagram e 247 mil no YouTube.
Tudo começou quando Trendafilka ficou grávida. Para se acalmar, começou a trançar seus próprios cabelos, técnica que foi aperfeiçoando aos poucos, aprendendo principalmente em tutoriais no YouTube e inspirando-se em outros designers de penteados.
Com a ajuda do marido, que permaneceu mais em casa para apoiar o seu sonho, a ex-contadora se tornou cabeleireira freelancer. Ela chama a mudança de “grande salto de fé” e reconhece que decidiu confiar em sua intuição para conduzir a nova carreira “em uma direção que realmente honre quem eu sou”.
Inspirando-se em diversos padrões como tapetes e tatuagens, Trendafilka executa diversos estilos de tranças e em cada uma delas imprime sua marca pessoal. Ultimamente, tem criado técnicas inéditas que são batizadas com nomes sugeridos pelos seus seguidores.
Recentemente, a artista ganhou o prêmio concedido pela BTC University: o #ONESHOT Hair Awards 2019 e afirmou que “nada é difícil quando você ama o que faz. Você só pode se tornar verdadeiramente realizada em algo que você ama”. Não por acaso o penteado premiado é o seu favorito.