Sobremesa em formato de seios vira símbolo de Catânia, na Sicília

20/02/2021 às 10:002 min de leitura

Todos os anos, em Catânia, na Sicília, é comemorada uma festa em homenagem à Santa Agatha (ou Santa Agueda). Na sombra do vulcão Etna, a cidade inteira vai às ruas para prestar suas homenagens e celebrar com um doce, no mínimo, sugestivo. A sobremesa tradicional é uma homenagem aos seios da santa!

O prato é conhecido como Cassatella di Sant’Agata (ou cassatella si sany’Ágata, em siciliano e minni di Sant’Agata). Seu formato simboliza o sacrifício da santa, que teve sua mama amputada.

(Fonte: Gastro Obscura/Reprodução)
(Fonte: Gastro Obscura/Reprodução)

Conheça a sobremesa em formato de seios da Sicília

A iguaria é preparada com pão-de-ló, embebida em licor de pétalas de rosa e recheada com ricota, chocolate e frutas cristalizadas. Além disso, conta ainda com uma cobertura branca e leva uma cereja cristalizada como enfeite no topo.

A cassatella assemelha-se cupcake e é tradicional de Catânia e representa uma parte importante de sua história. 

Segundo a lenda, Ágata era uma cristã devota que renunciou aos amores terrenos. Por ser muito bela, ela foi cortejada por vários homens da sociedade siciliana, mas sempre recusou a todos, incluindo o senador romano Quintianus, que ao descobrir sobre a religiosidade da jovem e seu amor por Cristo, teria realizado uma violenta e humilhante perseguição contra a moça.

Uma das torturas sofridas pela santa envolveu até mesmo a amputação de sua mama. Ainda segundo a história, ela foi então jogada em um calabouço sem ataduras ou remédios, e deixada para morrer, mas teria sido curada por São Pedro. Porém, mais ações violentas teriam sido aplicadas contra ela, levando-a à morte em 05 de fevereiro, que ficou conhecido não só como o dia da santa, mas também como o da mamografia.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)
(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Sua trágica história virou uma parte importante da história da Catânia. Por isso, todos os anos, a sobremesa com o formato de seus seios é feita para celebrar seu martírio e o poder da religião cristã. Mas, ainda assim, muito do festival ainda remete às religiões não-cristãs, indicando que os seios também poderiam homenagear Deméter, a deusa grega da colheita.

Para os residentes locais, a melhor forma de rezar para Santa Ágata e conseguir a sua benção é comendo a minni di Sant’Agata. Então, se você viajar para a região em fevereiro, vale a pena provar o doce em formato de seios!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: