Louis Zamperini: a vida do atleta olímpico que virou herói de guerra

25/08/2021 às 09:382 min de leitura

Filho de imigrantes italianos,  Louis Zamperini nasceu em 1917, no estado de Nova York. Era um jovem problemático, mas mudou de comportamento quando descobriu sua incrível habilidade para a corrida.

(Fonte:Bettmann/ Getty/ eprodução)(Fonte:Bettmann/ Getty/ eprodução)

Em 1933, ainda no 2° ano do colegial, ele começou a mostrar do que era capaz vencendo eventos escolares. Em 1934, conseguiu a proeza de quebrar o recorde da National Interscholastic Mile, na Califórnia, o qual manteve durante 22 anos. Quando estava no último ano do colegial, Zamperini venceu a milha de Los Angeles.

Destaque olímpico

Aos 19 anos, Zamperini conquistou uma vaga na equipe olímpica dos EUA após vencer uma prova de 5 mil metros. Partiu para os jogos da Alemanha, e então conheceu Hitler. Mesmo terminando em 8° fez história: foi o 1° estadunidense a cruzar a linha de chegada.

Após as Olimpíadas de 1936, Zamperini continuou se dedicando ao atletismo. Chegou a competir com alguns dos mais lendários corredores dos Estados Unidos (EUA), como Archie San Romani, Gene Venzke e Glenn Cunningham.

Herói de guerra

Até a Segunda Guerra Mundial, a carreira de Zamperini no atletismo se manteve em um alto padrão. Alguns acreditam que, se as Olimpíadas de 1940 tivessem sido realizadas, seria bem provável que Zamperini obtivesse bons resultados para os EUA.

Zamperini (centro-direita) ao chegar a Hamilton Field, Califórnia, em 5 de outubro de 1945Zamperini (centro-direita) ao chegar a Hamilton Field, Califórnia, em 5 de outubro de 1945.

Com o mundo vivendo o caos da Segunda Guerra, Zamperini, novamente, mostrou sua habilidade para superar extremos: o avião da Força Área dos EUA em que estava caiu no Oceano Pacífico; ele e um amigo sobreviveram à queda, mas permaneceram por 47 dias à deriva no mar, sem água ou comida.

Ambos foram capturados pelos japoneses e, durante 2 anos, passaram por abusos e torturas. Seus triunfos e provações foram narrados na sua autobiografia: Devil at My Heels

Zamperini e Angeline JolieZamperini e Angelina Jolie.

O longa-metragem baseado em seu livro chegou aos cinemas em 2014. Unbroken foi dirigido pela atriz ganhadora do Oscar Angelina Jolie. Outro filme sobre sua vida, Unbroken: Path to Redemption, estreou em 2018.

Ubroken: filme narra a trajetória de ZamperiniUnbroken, o filme narra a trajetória de Zamperini.

Após a Segunda Guerra, Zamperini dedicou-se a realizar ações humanitárias e a fazer palestras inspiradoras. Teve uma longa e impressionante vida: morreu com 97 anos de idade como herói de guerra, em 2014, na cidade de Los Angeles.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: