5 razões pelas quais os introvertidos podem ser ótimos líderes

11/07/2022 às 09:002 min de leitura

O ambiente corporativo conta com pessoas bem variadas em termos de perfil: alguma são mais falantes, outras tendem a ser mais colaborativas e por aí vai. Um estilo bastante comum nas companhias é o introvertido — e é exatamente sobre essa personalidade que trataremos aqui, pois dispõe de habilidades para se tornar um excelente líder.

Para quem acha que líderes são apenas pessoas frias, enérgicas e calculistas, saiba que os introvertidos podem ganhar alguns pontos nesse sentido por outros aspectos que você pode conferir a seguir.

1. Pensam mais antes de falar

É comum, no calor das emoções, as pessoas simplesmente falarem o que vem à cabeça no momento de uma discussão ou troca de ideias. Entretanto, as pessoas introvertidas "ganham a dianteira" nessa questão, tendo em vista que em praticamente todas as situações vão usar a calma a seu favor para pensar antes de falar algo.

2. São mais calculistas

Outra vantagem de ter um líder introvertido é o fato de que tendem a pensar nos problemas de forma individual (diferentemente dos extrovertidos, que sempre acabam olhando os cenários como um todo). Com essa abordagem, cada situação é analisada de maneira diferente, ajudando a encontrar saídas mais assertivas.

Um líder introvertido tende a passar suas ideias para um papel antes de externá-las de forma oral. (Fonte: Unsplash/Reprodução)Um líder introvertido tende a passar suas ideias para um papel antes de externá-las oralmente. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

3. Escrevem mais do que falam

Muitos problemas no ambiente de trabalho acontecem por conta de falas mal colocadas ou fora de contexto. Nesse caso, uma pessoa introvertida tem a vantagem de preferir escrever a falar, o que já garante, de forma natural, tempo para pensar no que será transmitido para a tela e elaborar um bom discurso ou mesmo ao passar um feedback sem mexer (tanto) com as emoções de seus subordinados, por exemplo.

4. Ouvem melhor

f(Fonte: gettyimages)

Outra vantagem de uma pessoa introvertida é que, na maior parte do tempo, vão preferir ouvir mais do que falar. Isso pode ser a chave para o sucesso de um projeto, tendo em vista que esse tipo de líder conseguiria canalizar tudo que a equipe fala, extrair o melhor do que foi dito por cada um e montar um plano de ação.

5. Lidam melhor com crises

Por fim, ter um líder introvertido pode ser vantajoso ao lidar com algum tipo de crise. Ele dificilmente vai se deixar levar pelas emoções, além de conseguir manter a calma para encontrar um ponto de equilíbrio e solucionar a questão de forma mais harmoniosa e favorável para todos.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: