Artes/cultura
18/12/2022 às 11:00•3 min de leitura
Ah, os Alpes... Nada como viajar para os Alpes suíços ou franceses, saborear uma boa comida e esquiar pelas montanhas! Os Alpes — principal cadeia de montanhas da Europa — estão entre os destinos turísticos mais desejados do mundo. Eles abrigam diversas cidades charmosas, resorts, estações de ski e paisagens que são de tirar o fôlego. Inclusive pelas fotos, que é só o que a maioria de nós conhece.
A cadeia de montanhas se estende por 1200 km, ao longo de sete países europeus, da França à Eslovênia. Mas os Alpes não são feitos apenas de belas paisagens: eles também escondem algumas curiosidades bem interessantes — e nós mostramos 5 delas nesse post.
Muita gente realmente vive nos Alpes — cerca de 14 milhões de pessoas, na verdade — e há povos locais que ainda mantém tradições antigas. Uma dessas tradições é a rinha de vacas, em Valais, na Suíça.
Naturalmente, as vacas alpinas se desafiam com cabeçadas para saber quem é a "rainha" do rebanho. E é daí que surge a ideia desse festival, chamado de Combat de Reines — ou luta das rainhas, em tradução livre.
Milhares de pessoas se amontoam nas arquibancadas para assistir às vacas dando cabeçadas umas nas outras, enquanto seus sinos tocam sem parar. Nenhuma delas se machuca, já que o objetivo é apenas tirar suas oponentes do ringue. Aliás, nenhuma vaca é obrigada a brigar — e algumas, realmente, "fogem da raia".
Fonte: Wikimedia Commons
Você sabia que, além de fazer maldades, o Diabo também é engenheiro? Segundo essa lenda antiga da Suíça, ele até construiu uma ponte!
Conta a história que, há centenas de anos, camponeses precisavam atravessar o desfiladeiro de Schöllenen, para chegar ao importante Passo de São Gotardo. Porém, sendo a montanha muito íngreme, isso era quase impossível. Então, o pessoal resolveu invocar o capeta.
Ele disse que construiria a ponte, de bom grado... Mas exigiria a alma da primeira pessoa que atravessasse a ponte, em troca. Os camponeses resolveram mandar uma cabra — pois antes a alma do bicho do que a nossa, né?
O "coisa ruim" ficou furioso e jogou um monte de pedras para destruir a tal ponte. Até que uma santa mulher colocou uma cruz na ponte para espantá-lo. Diz a lenda que, até hoje, dá para ver as pedras que o capeta lançou.
Fonte: Wikimedia Commons
Em muitas cidades alpinas, o Papai Noel tem um colega que em nada lembra o bom velhinho que conhecemos. O Krampus é um monstro que castiga as crianças más — enquanto o Papai Noel dá presentes para aquelas que se comportaram.
Até hoje, entre dezembro e janeiro, ocorrem muitas Krampuslaufen — ou corrida dos Krampus, em tradução livre. É um festival onde homens vestidos como o monstro tentam assustar todas as pessoas, mas principalmente as crianças, para que elas resolvam se comportar.
Que tal importar essa tradição para educar seus sobrinhos?
Fonte: Shutterstock
Outra lenda curiosa vem dos Alpes italianos: as damas da água são ninfas que vivem nos lagos da região e tomam a forma de belas mulheres. Tão belas que, certa noite, um camponês achou uma delas invadindo sua casa e resolveu pedi-la em casamento.
Para conquistar o coração da criatura, o camponês prometeu que nunca contaria a ninguém que ela era uma ninfa — até que um dia, após uma briga, ele quebrou a promessa. Furiosa, a dama da água amaldiçoou o marido (agora ex) e o filho: todos os filhos deles teriam cascos e nunca se casariam.
Quando o filho se casou e sua mulher (humana) pediu para ter filhos, ele resolveu acabar com a maldição de sua mãe-ninfa, se jogando de um penhasco. Dizem que ainda é possível ouvir o rapaz gritando.
Fonte: Chamonix.net
Para terminar, uma curiosidade que não tem nada de sobrenatural, mas que é bem assustadora mesmo assim. Quer dizer: espia só essa foto!
Trata-se de uma passarela inteirinha de vidro, no alto do monte Aiguille du Midi, na região dos Alpes franceses. Ela está a 3.800 metros de altura e, de lá, você só vê centenas de metros de montes nevados abaixo de você. Não é à toa que o nome da atração é "Pas dans le vide" — ou "passos no vazio".