Estilo de vida
23/01/2023 às 13:00•2 min de leitura
Para quem pretende viajar para fora do Brasil em 2023, o ideal é sempre se planejar com antecedência. Com a pandemia de covid-19 estabilizada, muitas pessoas têm buscado novos destinos de viagem e se interessado pela possibilidade de sair do país por alguns dias. No entanto, é preciso ter em mente quais companhias aéreas valem a pena antes de se aventurar em qualquer "passagem barata".
Pensando na segurança das viagens aéreas, o Airline Ratings, um site dedicado a monitorar a segurança de centenas de companhias aéreas do mundo, lançou um relatório anual sobre as companhias aéreas mais seguras para se viajar neste ano. Então, veja só quais empresas você pode confiar e quais não foram tão bem avaliadas assim!
(Fonte: Shutterstock)
Antes de falarmos sobre as melhores companhias aéreas na visão da Airline Ratings, precisamos esclarecer como essa classificação funciona. O site examinou 385 empresas de aviação diferentes usando uma variedade de métricas de segurança nos últimos cinco anos.
Essa análise inclui dados sobre acidentes e outros incidentes envolvendo pilotos, bem como a conformidade de uma companhia aérea em relação à pandemia, programas de treinamento de pilotos, idade da frota e desempenho em auditorias da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) e da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Cada companhia teve a oportunidade de ganhar até sete estrelas por sua segurança determinada. Incidentes que não foram culpa do piloto ou da companhia aérea não são considerados para a classificação.
(Fonte: Shutterstock)
Nesses cinco anos de análise, a Airline Ratings observou detalhadamente o desempenho de diversas companhias aéreas ao redor do planeta, mas colocou apenas 20 delas na lista de mais seguras do mundo. São elas:
Como é possível notar, 25% dessa lista é composta de empresas oriundas dos Estados Unidos — com cinco companhias aéreas. Em segundo lugar aparece a Austrália, que conseguiu colocar as empresas Qantas e Virgin Australia entre as companhias aéreas mais seguras do mundo.
(Fonte: Shutterstock)
Embora a Airline Ratings não divulgue oficialmente uma lista com as companhias aéreas menos seguras do mundo, é possível fazer algumas considerações olhando a classificação realizada pelo site. Por exemplo, diversas dessas empresas receberam apenas uma estrela durante os cinco anos de avaliação e algumas delas se destacam negativamente por estarem no final da lista. São elas:
Uma lista publicada no site SimpleFlying.com também incluiu outras duas empresas como as mais mal avaliadas para 2023: SCAT Airlines (Cazaquistão) e a Iran Aseman Airlines (Irã).
(Fonte: Shutterstock)
A lista feita pela Airline Ratings é um lembrete para os futuros viajantes tomarem cuidado na hora de escolher uma companhia aérea para agendar seu próximo passeio. Sendo assim, é sempre bom ter em mente quais empresas têm demonstrado ser responsáveis pela segurança de seus passageiros.
Embora o mundo da aviação esteja se tornando cada vez mais seguro devido às novas tecnologias que surgem no mercado, é relevante lembrar que segurança nunca é demais para você conseguir aproveitar suas férias sem qualquer dor de cabeça e explorando o mundo ao máximo.