Ciência
21/04/2023 às 13:00•2 min de leitura
Abrir uma garrafa de vinho pode se tornar uma experiência desesperadora quando, por qualquer motivo que seja, não há um saca-rolhas por perto. Mas, felizmente, há alguns truques que podem ser bastante úteis nesse momento, de modo que não seja necessário sair correndo para comprar qualquer acessório nem quebrar a cabeça buscando soluções. Confira, agora, cinco formas de abrir uma garrafa de vinho sem saca-rolhas.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Talvez não seja a primeira opção que venha à mente, mas esta pode ser uma maneira criativa e bem-sucedida de lidar com essa questão em poucos instantes. Para isso, basta usar a chave para sacar a rolha, inserindo-a na cortiça e buscando, ao mesmo tempo, evitar que ela se fragmente em pedaços menores e atrapalhe a sua tentativa. Em seguida, gire a chave e comece a puxar a rolha para fora da garrafa. Como a chave pode entortar nesse processo, é importante escolher uma que não seja mais usada.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
O parafuso também pode ser útil, e desde que esse método bastante trabalhoso seja feito com cuidado, vai ser bem semelhante ao mecanismo do saca-rolhas. Insira o parafuso na cortiça usando uma chave de fenda até que sobre alguns centímetros para fora da rolha. Quanto mais longo for o parafuso, melhor. Depois, na hora de puxar a rolha para fora da garrafa de vinho, utilize um martelo para prender o parafuso.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Essa forma de abrir a garrafa de vinho também exige bastante cuidado para que não seja usada força indevida e acabe provocando um acidente, por isso não é tão recomendada. E assim como foi sugerido com o parafuso, basta usar uma faca serrilhada para ser inserida na cortiça, para em seguida girar o item ao mesmo tempo em que puxa a rolha para fora da garrafa, lentamente. Também é preciso ter atenção para não acabar acidentalmente cortando a rolha, fazendo com que pedaços dela caiam no vinho.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Usando um simples isqueiro, também é possível gerar uma fonte próxima de calor que atue no espacinho que fica entre a rolha e a garrafa de vidro. Para garantir que esse método dê certo, basta se certificar que o calor fique bem distribuído em todos os lados da garrafa nessa região, para você remover a rolha manualmente assim que ela se soltar. Também é preciso tomar cuidado para não quebrar o vidro.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Pode ser que, em meio a uma das tentativas acima, você percebeu que o método escolhido acabou não dando certo. Também pode acontecer de bater aquele receio e você estar em busca de uma forma ainda mais segura para abrir a garrafa de vinho o quanto antes, então há uma solução garantida: empurrar a rolha para dentro da garrafa é uma maneira rápida de resolver essa questão. Para isso, poderá usar uma colher de pau ou algum outro objeto resistente.
(Fonte: Getty Images/Reprodução)
Lembrando que, se em meio à tentativa acontecer de pedaços fragmentados da cortiça caírem sobre o líquido, nada estará perdido: basta utilizar uma peneira para desfrutar da bebida normalmente.
E, claro, se você ou qualquer outra pessoa conhecida tiverem algum tipo de dificuldade com o saca-rolhas porque ainda não pegou o jeitinho de usar, ou mesmo se considera a praticidade importante para realizar esse tipo de tarefa, saiba que há opções de abridor de vinhos elétrico à venda para dar aquela força.
Assim, apertando apenas um botão, tudo estará resolvido! Essa dica é especialmente útil para quem consome mais a bebida e está disposto a fazer esse investimento no acessório, ou até mesmo para dar de presente para quem ama beber um bom vinho.