4 maneiras seguras de enviar imagens íntimas pela internet

31/08/2023 às 06:302 min de leitura

Se você é uma pessoa maior de idade e quer enviar a alguém suas fotos íntimas, de forma consensual entre ambas as partes, saiba que não há nada de errado com isso. Ainda assim, é muito importante garantir a sua segurança na hora de mandar seus nudes.

No Reino Unido, entre 2019 e 2022, quase 14 mil denúncias foram feitas à polícia envolvendo a divulgação de imagens íntimas sem consentimento. Além disso, o revenge porn é um crime que infelizmente ainda se prolifera bastante.

Neste texto, trazemos 4 maneiras eficientes de se proteger na hora de enviar suas fotos para alguém.

1. Use sempre um aplicativo de mensagens criptografadas

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Hoje em dia, temos muitas ferramentas de comunicação à mão, e é bem fácil enviar fotos por cada uma delas. Jo O'Reilly, que é uma defensora da privacidade digital, lembra que é preciso se atentar à plataforma que se vai usar para isso.

Dentre os aplicativos que usam criptografia de ponta a ponta, estão o Signal, o Telegram e o WhatsApp. Diferente de outros apps, como o Snapchat e o Instagram, que não trazem essa proteção aos usuários. Por isso, é recomendado evitar usá-los para este fim.

2. Saiba sempre onde você está armazenando suas fotos

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Antes de enviar suas imagens, garanta que você esteja bem seguro de onde elas estão sendo salvas. É bem comum que hackers invadam arquivos armazenados na nuvem, e eventualmente temos algum caso de celebridade que teve um nude vazado dessa forma.

Por isso, todo cuidado é pouco. “Verifique se você não está salvando coisas por padrão na nuvem a partir do seu telefone. Não é algo que muitas pessoas sempre verificam”, sugere O’Reilly. 

No iPhone, você pode verificar se seu celular está configurado para salvar na nuvem (o iCloud) olhando em Ajustes > Fotos e Câmera. Já no Android, você deve abrir o aplicativo Google Fotos e tocar no ícone no canto esquerdo. Em seguida, você deve ir até Configurações > Backup e sincronização e desativar o recurso de backup automático.

De tempo em tempo, é bom sempre verificar seu iCloud ou Google Fotos e ver se você não salvou nada lá por acidente e que seria bem desagradável caso fosse vazado.

3. Converse com o parceiro para quem está enviando a foto

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Se você está mandando sua foto íntima para alguém, significa que está depositando sua confiança nesta pessoa. Este, na verdade, é o maior perigo de vazamento que você corre.

“Infelizmente, o risco quase sempre é a pessoa para quem você está enviando. Mas isso não é necessariamente intencional – você pode levar a segurança do seu telefone muito a sério, mas o parceiro para quem você está enviando talvez não”, afirma O'Reilly. 

Se você tem intimidade para mandar uma foto, tenha também para poder manter uma conversa honesta com o seu parceiro sobre o tema da segurança. Pergunte à pessoa onde as suas fotos serão guardadas, sobre se as configurações do iCloud ou Google Fotos foram checadas e se as fotos serão apagadas caso você peça.

4. Esteja atento ao que aparece na foto

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Muita gente considera que tirar as próprias fotos sem focar o rosto uma prática de segurança. Realmente é, mas só isso não é suficiente.

Atente-se também a outros detalhes, como tatuagens ou marcas de nascença que podem ser identificadas. Também preste atenção no ambiente da foto. Nunca envie um nude em que apareça um local de trabalho ou um logotipo da sua empresa, por exemplo.

“Se você trabalha em algum tipo de profissão onde acha que isso poderia ter um grande impacto, como um advogado ou um professor, por exemplo, então você precisa ser extremamente cuidadoso”, conclui Jo O'Reilly.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: