5 cidades incríveis construídas totalmente no subsolo

07/10/2023 às 09:002 min de leitura

Quando pensamos em cidades, rapidamente imaginamos um centro urbano cheio de prédios iluminados por um sol escaldante ou exposto à chuva. No entanto, nem todos os municípios ao redor do planeta têm horizontes icônicos. Em algumas ocasiões, cidades inteiras foram construídas no subterrâneo.

Exemplos disso podem ser encontrados em diversos cantos do planeta, sendo que muitos deles têm histórias até mesmo recentes ou que remontam a algum tipo de guerra. Essas cidades foram erguidas como planos de contingência, preparando-se para caso o pior acontecesse. Conheça a história por trás de algumas delas!

1. Derinkuyu

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Centenas de metros abaixo da superfície da Terra, a cidade de Derinkuyu apresenta uma vasta e labiríntica rede de túneis construídos na Turquia. Ao longo dos anos, o local já abrigou mais de 20 mil pessoas ao longo de seus 90 metros de profundidade, que abrange 18 andares de casas.

Embora sua origem e finalidade sejam desconhecidas, o Departamento de Cultura da Turquia estimou que a construção do local começou há cerca de 2,8 mil anos por um grupo de pessoas conhecido como Frígios, um povo indo-europeu da Idade do Ferro. A cidade foi esquecida por vários anos, mas acabou sendo redescoberta em 1963 durante uma série de escavações.

2. Orvieto

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Segundo historiadores, os etruscos estabeleceram uma cidade supostamente conhecida como Velzna no topo de uma falésia vulcânica na Itália. Contudo, sua localização fez com que fontes de água estivessem escassas. Para remediar essa situação, os etruscos passaram a cavar poços profundos na mesma região, juntamente com câmaras e cisternas para recolher água da chuva.

A cidade acabou sendo tomada pelos romanos em 246 a.C., povo esse que viu potencial na área e continuou a escavar. Assim surgiu a cidade de Orvieto, um município com várias construções subterrâneas, incluindo abrigos, pedreiras, grutas e galerias.

3. Petra

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Localizada na Jordânia, a cidade de Petra foi diretamente esculpida nas falésias de arenito da região. No seu auge, entre 400 a.C. e 106 d.C., Petra era um próspero centro comercial e cultural, sendo até mesmo a capital do Império Nabateu. Posteriormente, porém, ficou abandonada durante séculos.

À medida que as pessoas deixaram Petra para trás, ela lentamente entrou em decadência. Terremotos na região causaram ainda mais danos à cidade escavada. Somente no início de 1800 é que o mundo ocidental tomou conhecimento do local. Em 1985, o Parque Arqueológico de Petra foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO.

4. Cavernas de Ellora

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

As Cavernas de Ellora são uma série de 34 templos escavados em rochas no oeste da Índia, localizados perto da vila de Ellora. Ao todo, o terreno compreende cerca de 2 km e cada um desses templos foi esculpido diretamente nas falésias basálticas com fachadas intrincadas. 

O estilo e design desses templos geralmente se alinham com a cultura das pessoas que os construíram. O templo Kailasa, por exemplo, é o único dos 34 em Ellora que foi construído diretamente para baixo de uma encosta, permitindo que bastante luz solar entrasse na caverna. 

5. Coober Pedy

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Coober Pedy talvez seja um dos exemplos mais marcantes de cidades construídas no subsolo, visto que é a única delas que ainda hoje é habitada. Ao contrário de muitas outras cidades subterrâneas, que estão completamente abandonadas, a construção australiana ainda abriga cerca de 3,5 mil pessoas de 45 nacionalidades diferentes.

A maioria de seus habitantes são descendentes de europeus que chegaram ali no século XX. A cidade abriga uma gigantesca mina de opala, o que atraiu diversos trabalhadores em busca de dinheiro. Viver no subsolo proporcionou alguns benefícios para seus moradores: em geral, as temperaturas são muito mais amenas e Coober Pedy está totalmente protegida das perigosas tempestades de areia que afetam essa parte da Austrália.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: