Artes/cultura
11/11/2023 às 08:00•2 min de leitura
Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu da mãe ou da avó que é importante lavar atrás da orelha e entre os dedos dos pés no banho. Em muitos casos, acabamos não dando ouvido a esse grande conselho, mas ele faz parte dos bons hábitos de higiene.
Para investigar o comportamento durante o banho, pesquisadores do George Washington University Computational Biology Institute conduziram um estudo para descobrir quais áreas importantes do corpo são negligenciadas na lavagem.
Leia também: O que acontece se tomarmos 2 ou mais banhos em um dia?
(Fonte: Getty Images)
O estudo tinha como base avaliar o microbioma da pele, que são os microorganismos que vivem nela. Dessa forma, o foco era analisar áreas que damos mais atenção durante o banho e outras que acabam esquecidas na prática.
Para a avaliação, 129 estudantes coletaram amostras de algumas partes do corpo, como panturrilha, antebraço, atrás da orelha, entre os dedos dos pés e o umbigo. Após essa coleta, eles tiveram que analisar as áreas mais oleosas e compará-las com outras, lavadas com frequência.
O resultado foi que áreas lavadas com mais frequência desenvolveram um microbioma mais saudável. Em contrapartida, pontos pouco lavados apresentaram pouca variedade de organismos. "Regiões secas da pele (como o antebraço e a panturrilha) são mais ricas e funcionais do que as áreas sebosas (como atrás da orelha) e úmidas (como o umbigo e entre os dedos)", escreveram os pesquisadores em um relatório do estudo.
Leia mais: Você sabia que as buchas vegetais de banho são comestíveis?
Uso de bucha também deve ser descartado na hora do banho, sendo usada apenas em casos mais extremos. (Fonte: Getty Images)
Além de esfregar bem todas as partes do corpo durante o banho, é preciso ficar atento a mais alguns detalhes nessa hora. Um deles, por exemplo, é a temperatura da água.
Falando ao site Itatiaia, a dermatologista Julia Melo explicou que os banhos devem ser sempre com água morna a fria, e durar entre cinco e dez minutos. Outro ponto importante: o uso da bucha não deve ser diário para não agredir a pele.
Nas palavras da especialista, a bucha funciona como uma esfoliante da pele e acaba removendo a sua camada natural de proteção. Por conta disso, ela deve ser usada apenas para limpar melhor os pés ou quando extremamente necessária para colaborar com a remoção de sujeira.