Ciência
12/11/2023 às 10:00•2 min de leitura
Cidades costeiras enfrentam desafios relacionados ao aumento do nível do mar. Contudo, um novo estudo, publicado na revista Geophysical Research Letters, avaliou 99 locais ao redor do mundo e revelou que algumas das principais cidades estão afundando ainda mais rápido do que o nível do mar ao seu redor está subindo.
Os pesquisadores destacaram que algumas delas estão afundando a taxas alarmantes devido a um processo chamado subsidência, em que a terra assenta e compacta devido às mudanças nos materiais abaixo da superfície da terra.
A subsidência é frequentemente acelerada pela atividade humana, como o bombeamento de águas subterrâneas e a construção rápida, fazendo com que os terrenos na grande maioria dessas cidades afundem vários milímetros por ano. Conheça dez cidades que enfrentam esse problema e estão afundando mais a cada ano.
(Fonte: Getty Images)
Houston, nos Estados Unidos, está afundando a uma taxa de 1,95 centímetros por ano, desafiando sua infraestrutura e demandando medidas de adaptação para enfrentar as inundações.
(Fonte: Getty Images)
Querala, na Índia, enfrenta um afundamento de 1,96 centímetros por ano, tornando-se vulnerável a inundações costeiras e desafios relacionados ao aumento do nível do mar.
(Fonte: Getty Images)
Kobe, no Japão, está enfrentando um afundamento gradual de 2,26 centímetros por ano. É mais uma cidade costeira que busca soluções para garantir sua resiliência às inundações.
(Fonte: Getty Images)
Chatigão, em Bangladesh, afunda a uma taxa de 2,35 centímetros por ano. Essa subsidência aumenta a vulnerabilidade da cidade às inundações costeiras.
(Fonte: Getty Images)
A capital vietnamita, Hanói, enfrenta um afundamento de 2,44 centímetros por ano. A cidade está tomando medidas para enfrentar as inundações que ameaçam sua população.
(Fonte: Getty Images)
Cidade de Ho Chi Minh afunda a uma taxa de 2,81 centímetros por ano. Esse processo de subsidência constante é preocupante para a cidade, que enfrenta desafios significativos de inundações.
(Fonte: Getty Images)
Xangai, uma das maiores cidades da China, enfrenta uma taxa de afundamento de 2,94 centímetros por ano, ficando em quarto lugar na lista das cidades que estão afundamento mais rapidamente pelo mundo.
(Fonte: Getty Images)
A capital da Indonésia, Jacarta, está afundando a uma taxa de 3,44 centímetros por ano. O governo indonésio está tomando medidas drásticas, incluindo a transferência da capital, devido ao processo de subsidência acelerado.
(Fonte: Getty Images)
Samarão, na Indonésia, enfrenta uma taxa de afundamento de 3,96 centímetros por ano, tornando-a vulnerável a inundações. O bombeamento excessivo de águas subterrâneas é um dos principais impulsionadores desse problema.
(Fonte: Getty Images)
Tianjin, na China, atualmente é a cidade com maior taxa de afundamento do mundo, com 5,22 centímetros por ano. Esse número alarmante é parcialmente atribuído à atividade humana, incluindo a extração de águas subterrâneas.