Para que servem os furos extras de cadarço nos tênis?

15/11/2023 às 06:302 min de leitura

Você já deve ter reparado que existe um par de furos nos seus tênis que parecem estar sobrando, certo? São os primeiros furos, aqueles que estão bem acima da linha da primeira dupla de buraquinhos que costumam receber os cadarços.

Existem muitas teorias sobre esses furos. Há quem diga que eles servem para ajudar a pele dos pés a respirar, permitindo a circulação de ar dentro do calçado. Bem, em alguns modelos, isso até pode ser verdade, mas nesses casos, trata-se apenas de coincidência.

Esses furos não foram criados para isso. O que permite os pés respirarem é o tecido usado no tênis, assim como as meias. Alguns tecidos são menos impermeáveis e ajudam nessa missão. Outros não e está tudo bem, pois tênis impermeáveis podem ser de grande ajuda, principalmente em dias chuvosos.

No entanto, se esse não é o motivo dos tênis contarem com esses furinhos, qual seria a verdadeira função desse recurso?

A verdade por trás dos furinhos dos tênis

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Pelo TikTok, o americano Dan Becker levantou mais uma hipótese sobre o tema e seu vídeo viralizou. Ele conta que o objetivo desses furos é o de evitar bolhas nos pés, principalmente nos calcanhares.

Ao passar os cadarços nesses furos, amarrando-os depois, os calçados ficam mais estáveis e reduzem o atrito, o que pode evitar as bolhas, uma vez que elas surgem do atrito entre a pele e o calçado, causados pelo movimento de andar. Essa dica seria ainda mais útil no caso de grandes caminhadas.

O fato é que Becker está certo e parece ter solucionado esse mistério. Passar os fios dos cadarços por esses furos pode mesmo reduzir os calos nos calcanhares — e existe mais um benefício em passar a fazer isso: prevenir-se contra torções.

É muito comum que as pessoas torçam o pé ao caminharem devido à instabilidade do terreno em que estão pisando ou dos calçados. Nesse último caso, o calçado se move para um lado e o pé para o outro, causando a torção.

Essa torção pode ser bem dolorida e em casos mais graves até gerar a necessidade de uma cirurgia nos tendões do pé lesionado. Em muitos casos não há muito o que fazer sobre os calçados, pois eles são mesmo mais instáveis. Esse é o caso dos sapatos de saltos.

Já em relação aos tênis, a solução é simples: passar os cadarços pelos furos extras.

Como passar os cadarços por esses furos?

@danbeckeroutdoors What that extra lace hole on your shoes is for #b#blisterfixb#blisterh#hikingb#backpacking ? original sound - Dan

Usar corretamente os cadarços é bem simples. Você vai começar passando os fios como já faz normalmente, ignorando, inicialmente, os primeiros buraquinhos.

Feito isso, você não vai amarrar seu tênis fazendo um laço. Primeiro, você passará as pontas do cadarço nos furos iniciais, passando-os pelo lado de fora e indo para o lado de dentro do calçado, mas sem puxar todo o fio.

Você vai perceber que sobrará um pouco de fio em cada um dos lados do cadarço, formando um tipo de laço. Agora, você passa a ponta do cadarço por dento do laço que está do outro lado, como se quisesse dar um nó. Isso fará com que o tênis fique muito mais firme no seu pé, evitando as bolhas e as torções.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: