Estilo de vida
28/01/2024 às 09:00•3 min de leitura
O mundo é repleto de belezas naturais que merecem ser conhecidas. Mas, o ser humano também é capaz de construir estruturas estonteantes, que fazem muitas pessoas atravessarem o planeta só para vê-las.
São construções que enchem nossas cabeças de perguntas... Como esse prédio foi construído dessa forma? Como ele para em pé? Quem pensou em construir algo assim?
A seguir, nós listamos seis estruturas desse tipo: maravilhas da arquitetura e engenharia que você precisa ver com seus próprios olhos para acreditar. Elas não são conhecidas como outros pontos turísticos — como a Torre Eiffel ou a Estátua da Liberdade — mas com certeza também valem uma visita!
(Fonte: Trip Advisor/Reprodução)
Todo inverno, desde 1996, um enorme castelo de gelo de quase quatro metros de altura é construído na cidade de Kemi, na Lapônia. Todos os pisos, paredes e teto são construídos com a água congelada do Mar de Bótnia, próximo à cidade.
Dentro do castelo, os visitantes encontram um hotel, galeria de arte e uma capela — onde turistas do mundo inteiro podem até celebrar casamentos. Essa estrutura leva cinco semanas para ficar pronta. Na primavera, o gelo derrete e o castelo precisa ser construído do zero novamente.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O edifício El Dorado se destaca na paisagem do distrito de Waseda, em Tóquio. Suas linhas estranhas e decoração exagerada mais parecem obra do arquiteto catalão Antoni Gaudi — famoso pela catedral da Sagrada Família, em Barcelona. Não é à toa que o arquiteto Von Jour Caux foi chamado de "Gaudi japonês" pela mídia ocidental.
Porém, analisando os detalhes, é possível perceber um estilo único, com muitas decorações coloridas nas paredes brancas do exterior. No interior, há uma variedade enorme de murais abstratos, estilo gótico e vitrais coloridos.
(Fonte: Booking/Reprodução)
Até parece que esse hotel foi construído no meio das pedras, com suas paredes repletas de folhas e uma cascata que cai continuamente pelas laterais. Mas ele foi totalmente construído com engenharia e esforços humanos, com madeira e pedras da região.
Por dentro, o hotel Montanha Mágica tem nove quartos e restaurante — todos decorados com madeira e uma atmosfera intimista, com vista para a natureza. A vista, aliás, é um dos principais atrativos do hotel, localizado na Reserva Huilo-Huilo, no sul do Chile.
(Fonte: Wikimedia Commons)
The Big Pineapple é um prédio no formato de um abacaxi gigante — simples assim. Com 17 metros de altura, ele é dois metros mais alto que outra construção com o mesmo nome, que fica na Austrália. Então, ele é o maior prédio em forma de abacaxi do mundo. Legal, né?
No interior, a construção tem quatro pavimentos, que incluem uma loja com produtos feitos de abacaxi e um museu que relembra o cultivo da fruta na África do Sul. Do topo, você consegue observar as fazendas de abacaxi da região de Bathurst, na costa do Oceano Índico.
(Fonte: Trip Advisor/Reprodução)
Falando em construções com formatos estranhos, o que você acha de dormir em um quarto em forma de cavalo? Isso é possível no hotel La Balade des Gnomes, localizado na região de Heyd-Durbuy, interior da Bélgica.
Mas esse não é o único quarto "diferentão" do hotel: também há quartos inspirados na Lua, em tavernas medievais, nas lendas de trolls... — entre outras ideias super originais.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Dependendo de como você olha, as casas da rua Baldwin parecem estar totalmente tortas, prestes a desabar. Porém, isso é necessário para construir uma casa na rua mais íngreme do mundo, segundo o Guinness Book. São 69 graus de inclinação — não falta muito para o 90º de um paredão vertical.
Ela fica na cidade de Dunedin, localizada a 800 km de Wellington, capital da Nova Zelândia — e atrai turistas do mundo todo, interessados em tirar fotos divertidas na rua super íngreme.