Artes/cultura
12/11/2024 às 09:00•2 min de leituraAtualizado em 12/11/2024 às 09:00
Verdadeira sensação quando surgiram, os micro-ondas se tornaram um eletrodoméstico sempre presente na cozinha das famílias. Eles facilitam muita coisa, e agilizam nossa vida ao aquecer e reaquecer alimentos de maneira muito rápida.
Mas isso não significa que o micro-ondas não seja alvo de controvérsias. Por muito tempo, eles foram acusados de várias teorias conspiratórias– algumas verdadeiras, mas outras não. Entenda a seguir por que o seu micro-ondas é totalmente seguro.
Muito antes dos dias das conspirações sobre o 5G, o micro-ondas já tinha a fama de espalhar radiação. Mas fique tranquilo: a menos que você resolva se enfiar dentro de um micro-ondas (o que, na prática, é algo impossível), a energia usada para aquecer a comida não vai lhe causar nenhum dano, e nem vai tornar a sua comida radioativa.
Os fornos de micro-ondas funcionam por meio ondas eletromagnéticas com um comprimento de onda similar ao usado em radiodifusão ou radar. Ou seja, eles estão muito longe da outra extremidade do espectro eletromagnético, que é onde encontramos os raios X e a radiação nuclear.
E mesmo que houvesse algum vazamento, a Organização Mundial da Saúde garante que a energia de micro-ondas só seria capaz causar danos de calor ao corpo durante longas exposições a níveis muito altos de potência – que, inclusive, nem são atingidas pelos nossos eletrodomésticos.
Há também o mito de que aquecer os alimentos no micro-ondas faz com que eles fiquem menos nutritivos. O que é preciso esclarecer é que qualquer método de cozimento vai quebrar nutrientes sensíveis ao calor. Nos vegetais que são aquecidos em muita água, isso inevitavelmente vai acontecer.
Um artigo da Harvard Health Publishing esclarece: “o método de cozimento que melhor retém os nutrientes é aquele que cozinha rapidamente, aquece os alimentos pelo menor tempo possível e usa o mínimo de líquido possível. O micro-ondas atende a esses critérios.”
Por isso, pode ficar sossegado que o aquecimento rápido do micro-ondas não vai acabar com a sua comida.
Hoje se fala muito do problema da liberação de microplásticos que se inserem nos nossos organismos. Um estudo recente descobriu que o aquecimento de recipientes plásticos no micro-ondas causa a liberação de microplásticos e nanoplásticos.
Mas ainda não se sabe exatamente os efeitos dos microplásticos na saúde. Por isso, não há motivo para jogar no lixo todos os seus potes de plástico. Caso desejar, você pode optar por aquecer os alimentos em recipiente de vidro ou cerâmica para micro-ondas.
Por fim, é bom seguir algumas orientações para ter certeza que o uso do seu micro-ondas não vai gerar nenhum tipo de problema. Veja quais são elas.