Ciência
05/04/2024 às 14:00•3 min de leituraAtualizado em 05/04/2024 às 14:00
A Cat Fanciers’ Association (CFA), organização sem fins lucrativos fundada nos Estados Unidos em 1906, busca promover o bem-estar animal, atua com o registro de gatos com pedigree e também organiza exposições.
A associação realizou uma tarefa que, para os amantes dos felinos de estimação, é considerada impossível: elencou os gatos mais populares do mundo em 2023 com base em seus registros coletados. Sem mais delongas, vamos descobrir quais felinos aparecem em destaque.
Inteligente, trata-se de uma raça curiosa, que responde muito bem a novos truques e parece estar sempre disposta a aprender algo. Seu comportamento gentil é outro ponto que chama a atenção.
Esses belíssimos gatos Devon Rex vivem entre 9 e 16 anos, em média. Eles também possuem olhos bem expressivos e uma personalidade mais independente. Mas sim, para a alegria de quem é apaixonado pelos felinos, são animais bem ativos e que também adoram um bom colo.
Para esta raça, os cuidados com a pelagem nunca se tornam um problema, pois são mais curtos, ou seja, dificilmente ficam emaranhados. Inclusive, para quem assemelha essa raça aos persas, é um dos detalhes que os diferenciam. A raça foi reconhecida pela CFA em 1967.
Esse felino bastante elegante é braquicefálico, o que faz com que seja mais sensível ao calor. E ainda vale destacar: ele está incluso no grupo dos pets de personalidade amigável e que se adapta bem à companhia das crianças.
Se ele ficasse de fora do ranking, seria bem estranho. Afinal, são muitos os motivos que colocam o gato persa como um dos mais populares: possuem um temperamento bastante tranquilo, e até podem parecer indiferentes e pouco comunicativos, mas eventualmente eles também mostram seu lado amável.
E para quem ama a exuberância dos gatos, ainda tem outro ponto: os gatos persas possuem uma pelagem que varia bastante de cor, ou seja, todo felino é especial da própria forma. Com porte médio, eles também estão entre as raças de gatos braquicefálicos e vivem por 14 anos, em média.
Curiosamente, a origem desta raça é incerta. Uma das teorias aponta que o Maine Coon seria fruto do cruzamento de gatos domésticos de pelagem curta com os de pelos compridos. Bom, pelo menos a única certeza é que esses gatinhos são descendentes do gato norueguês da floresta.
E por isso, não é de se espantar que eles tenham uma pelagem tão adaptada para o inverno rigoroso. E se você tem certeza que existe um Maine Coon famoso, nós adiantamos: uma gatinha bastante inteligente roubou a cena na saga Harry Potter: também conhecida como Sra. Norris, trata-se da felina que fazia companhia a Argus Filch, zelador de Hogwarts.
E enfim, a campeã: trata-se de uma raça imponente, mas relativamente nova, surgida na década de 1960. Com pelagem macia e olhos azuis, esses gatinhos estão entre os que apresentam maior porte. Quem já conheceu um gatinho Ragdoll sabe que nos quesitos fofura e carinho, ele de fato é um caso à parte. Ou seja, é a escolha perfeita para famílias grandes.
O melhor lugar do mundo, para esses pets, parece ser o colo de seus amigos humanos. Eles também respondem muito bem a treinamentos — não é à toa que são comparados com os cães por conta disso. E vale lembrar, os pelos deles exigem cuidados diariamente.