Por que a fileira 13 não existe em alguns aviões?

23/03/2024 às 13:002 min de leituraAtualizado em 23/03/2024 às 13:00

Que o número 13 não costuma ser visto com bons olhos por muitas pessoas, isso não é surpresa para ninguém. Porém, há quem possua uma superstição tão grande relacionada a esse número — sobretudo se estiver relacionado com uma sexta-feira — ao ponto de evitar qualquer relação com ele. Um exemplo bem incomum é que, em algumas companhias aéreas, as aeronaves não possuem as fileiras de número 13.

Existem exemplos desse tipo no mundo da aviação em diversos países, mas especialistas garantem que a superstição não é o único fator determinante. Geralmente, tudo indica que a ausência de algumas fileiras nas aeronaves é justificada por motivos de padronização — e não apenas para evitar o azar. 

Ausência da fileira 13

(Fonte: GettyImages)
(Fonte: Getty Images)

De acordo com informações obtidas pelo portal Travel + Leisure, uma das principais motivações para as companhias aéreas pularem os números das linhas é apresentar uniformidade em suas acomodações. O Boeing 737 não tem filas 4,5 ou 6 para fornecer mais espaço para as filas 1, 2 e 3 — as quais normalmente acomodam passageiros da primeira classe.

Outras fileiras são "puladas" para facilitar a reserva e a localização de assentos e para manter um número de linhas final redondo e uniforme, como 30 ou 40. Todo esse salto de assentos torna mais fácil ignorar um número percebido como "azarado", como o 13. Companhias aéreas internacionais como a Lufthansa e a Ryanair são alguns exemplos que evitam essa numeração em sua contagem. 

No Brasil, a Latam e a Azul não têm qualquer restrição em relação ao uso do número 13 em suas aeronaves, mas o mesmo não pode ser dito sobre a Gol — que não conta com a fila deste número. E quem pensa que 13 é o único número a ser esnobado por superstição está totalmente enganado. Na Itália, por exemplo, é mais comum que as fileiras de número 17 não existam, uma vez que essa numeração tem conotação adversa no país. 

A superstição do número 13

(Fonte: GettyImages)
(Fonte: Getty Images)

Como dito anteriormente, basta uma breve pesquisa e você encontrará várias empresas voltadas para o cliente que evitam utilizar o número 13. Ou seja, não apenas companhias aéreas têm problema com essa numeração. Em alguns hotéis, por exemplo, o 13º andar é simplesmente ignorado. 

Toda sexta-feira 13 também é basicamente vista como "data internacional do azar", o que faz com que os mais supersticiosos evitem participar de eventos importantes nessas datas. Mas qual o motivo de todo esse medo?

Dentro da mitologia nórdica, o deus da travessura Loki uma vez invadiu um jantar em Valhalla, trazendo o caos em seu rastro e elevando o número de divindades para 13 — desequilibrando a harmonia de um reino sagrado. Já no cristianismo, o número 13 representa a chegada do último participante da Última Ceia, Judas Iscariotes, o homem que traiu Jesus Cristo. 

Naturalmente, não há nenhuma evidência objetiva de que um avião com a fileira 13 esteja mais propenso a sofrer um acidente. De qualquer forma, às vezes é melhor se prevenir.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: