Artes/cultura
31/03/2024 às 13:00•2 min de leituraAtualizado em 31/03/2024 às 13:00
Embora isso possa passar despercebido, os botões das camisas sociais masculinas e femininas têm botões em lados opostos, com os masculinos sendo costurados do lado direito, e os femininos no esquerdo.
O mais curioso é que os botões são costurados do lado esquerdo justamente nas roupas das mulheres que, cientificamente, têm maior probabilidade de nascerem destras do que os homens. Então, por que chegamos a um estado de coisas em que mais da metade da população abotoa a camisa com a mão trocada (não dominante)?
Uma teoria sem base histórica diz que as camisas masculinas tinham originalmente seus botões do lado direito para o caso de o cavalheiro se ver envolvido em uma luta de espadas. A circunstância, vamos combinar, não é uma coisa que acontece com frequência em nossos dias.
Paul Keers, autor de O Guarda-Roupa de um Cavalheiro concedeu uma entrevista ao The Guardian esclarecendo a questão: “A espada de um cavalheiro sempre foi usada no lado esquerdo, para que pudesse ser desembainhada com a mão direita”.
Para o autor, conhecido por seus trabalhos sobre a história do vestuário, se uma jaqueta masculina fosse abotoada da direita para a esquerda, isso certamente poderia prender o cabo da espada na vestimenta quando a arma fosse sacada. Embora meio ultrapassada, a explicação faz sentido para o caso das camisas masculinas. No entanto, ainda não justifica por que os botões das mulheres estão à esquerda.
Por incrível que pareça, a teoria mais aceita entre os historiadores para justificar a colocação dos botões em blusas femininas do lado esquerdo é para facilitar que outras pessoas as vestissem. A fundadora da marca Elizabeth & Clarke, Melanie M. Moore, explicou essa tese ao Today.
Ela diz que, como a maioria das tecnologias, quando os botões foram inventados no século XIII, eram muito caros e só acessíveis pela nobreza. "Na época, mulheres ricas não se vestiam sozinhas, mas suas aias o faziam. Como a maioria das pessoas era destra, essa era uma forma mais fácil para alguém que estava à sua frente abotoar o seu vestido", explica a designer.
Outra teoria, um pouco mais aventureira, afirma que as camisas das mulheres nobres abotoavam daquele lado porque a maioria delas praticava a equitação, mas montavam de lado. Assim, os botões do lado esquerdo impediam a entrada de um vento frio em suas camisas.