Artes/cultura
04/06/2024 às 10:00•2 min de leituraAtualizado em 04/06/2024 às 10:00
Muito popular entre os roqueiros, celebridades e outras tribos, o tênis All Star também se tornou um dos modelos preferidos dos frequentadores de academias, substituindo opções desenvolvidas especificamente para malhar. Mas será que esse tipo de calçado é realmente adequado para a prática de exercícios físicos?
Fabricado pela Converse, atualmente pertencente à Nike, o All Star ganhou fama como tênis para jogar basquete na década de 1920, nos Estados Unidos, após o então jogador, Chuck Taylor, pedir à empresa um calçado mais flexível para a modalidade. Ele dominou o mercado até 1970, quando as marcas dedicadas aos esportes cresceram.
O modelo ressurgiu como tênis casual a partir dos anos 1990, mas ultimamente tem recuperado a antiga veia esportiva, marcando presença nas academias em diversos países. A principal característica do Converse All Star que atrai quem malha é a sola plana, oferecendo mais estabilidade em determinados exercícios.
Já os tênis feitos para caminhadas e corridas possuem solados curvos e amortecimento, essenciais para auxiliar o praticante a ter um desempenho melhor nessas atividades. Por outro lado, não oferecem tantas vantagens para os treinos de musculação.
Embora não tenha sido projetado originalmente para usar na academia, o All Star reúne características que beneficiam praticantes de determinados tipos de exercícios, especialmente os iniciantes e amadores. As vantagens são aproveitadas em exercícios de levantamento de peso.
Segundo a professora da Universidade da Califórnia em São Francisco, Monara Dini, o Converse pode ser uma alternativa para os treinos de agachamento, supino, e levantamento terra. Nessas atividades, a sola plana força o atleta a usar todo o pé, como se estivesse descalço, ganhando mais estabilidade.
Além disso, o solado plano e reto do All Star ajuda a “empurrar o calcanhar”, movimento que é essencial durante a malhação, como destacou a especialista em medicina podológica em entrevista ao site POPSUGAR. Ela disse, ainda, que essa vantagem é melhor aproveitada nos treinos com mais peso.
Os modelos da Converse e outros tênis de sola plana são uma má escolha para os treinos que envolvem corridas e saltos, segundo Dini, devido ao desconforto e contusões que podem causar durante essas práticas. Existem calçados apropriados para tais finalidades, como aqueles com amortecimento, otimizando o desempenho e evitando dores e outros problemas.
Também há tênis específicos para a musculação que oferecem resultados ainda melhores que o All Star, fortalecendo a postura, como os do tipo “barefoot”, indicados principalmente para usuários mais avançados e profissionais.