Ciência
21/08/2017 às 07:17•2 min de leitura
Doenças cardíacas estão entre as principais causas de morte no mundo, por isso é importante saber que tipos de sinais seu corpo dá e que podem ser alarmantes no que diz respeito à saúde do seu coração.
Um novo estudo, divulgado pelo The Independent, descobriu que existe um sinal claro que indica que uma pessoa está prestes a sofrer um ataque cardíaco. Após examinar materiais que bloqueavam artérias coronárias de diversos pacientes, cientistas da Michigan State University descobriram que é a presença do colesterol em forma de cristal que indica maior gravidade.
Só para você ter ideia, os cristais de gordura foram encontrados em mais de 89% dos casos que foram considerados de emergência: “Em estudos anteriores, mostramos que, quando o colesterol passa de líquido para sólido ou estado de cristal, ele se expande em volume como gelo e água”, explicou Dr. George Abela, da universidade.
De acordo com o Dr. Abela, essa expansão, quando ocorre dentro da artéria, pode acabar causando a sua ruptura ou bloqueando o fluxo de sangue, o que provoca tanto uma parada cardíaca quanto um acidente vascular cerebral (AVC).
A equipe de pesquisadores coletou amostras de pacientes que foram atendidos pela emergência em mais de 240 consultórios de todo os EUA, aspirando material das artérias e procurando o colesterol cristalizado. Os exames revelaram que a união de cristais quebra as paredes das artérias e chega a perfurar o coração.
Os cristais são perigosos também porque desencadeiam a produção de moléculas inflamatórias chamadas de interlecina-1 beta, que inflamam as artérias e pioram o quadro clínico.
Além de comprovar a relação entre o colesterol, especialmente quando cristalizado, e as doenças cardíacas, a pesquisa reforça a ideia de que uma vida saudável, com a prática de atividades físicas e boas escolhas alimentares, realmente é uma forma de se prevenir contra essas doenças.
Ataques cardíacos também se manifestam pela dor forte na região do tórax, irradiando para áreas como o maxilar, o pescoço, os braços e as costas. Além disso, a pessoa pode sentir falta de ar, tontura e ansiedade. Na presença desses sintomas, é necessário procurar ajuda médica.