
Ciência
11/09/2017 às 09:28•2 min de leitura
Comer é bom demais, convenhamos, e certas coisas parecem que foram feitas para serem consumidas juntas, correto? Porém, algumas das duplas mais clássicas da culinária podem ser alimentos que misturados fazem mal e nós não fazemos ideia disso. Confira tudo isso na lista a seguir:
O problema é que o cacau tem uma substância chamada ácido oxálico, que não deixa o corpo absorver o cálcio do leite. Em quantidades excessivas, essa mistura mais do que popular é também prejudicial aos rins.
Acha que saladas são inofensivas? Sabe de nada, inocente! Quando temperamos as saladas apenas com limão ou vinagre, acabamos não absorvendo alguns de seus nutrientes, que precisam de gordura para a absorção. O ideal é adicionar azeite de oliva, mas se você não gosta, pode tentar abacate, azeitonas ou algumas nozes.
Nossa saliva tem uma substância que faz com que as massas sejam digeridas rapidamente em nosso corpo, e o problema é que os ácidos do tomate acabam atrapalhando a digestão – pior ainda se você polvilhou sua macarronada com queijo ralado. Adicionar manjericão pode diminuir os efeitos desse problema.
Temos aí três palavrinhas que fazem a boca de muita gente salivar. A cominação, no entanto, não é muito saudável, uma vez que nosso corpo precisa trabalhar muito para digerir esses itens – se você gosta de comer ovos e bacon no café da manhã, não é de se estranhar qe se sinta cansado ao longo do dia.
Para não precisar abandonar seu café da manhã americano, substitua o bacon por tomates, já que o ácido dessa fruta ajuda a digerir o ovo.
Pois é: essa lista de informações é do tipo que só nos faz sofrer, mas para cuidar da saúde vale a pena aprender algumas coisas, ainda que elas nos causem tristeza.
Nessa combinação que parece perfeita, temos carboidratos, proteínas e amido, que fazem com que o corpo precise trabalhar muito para a digestão. Aí, quando tomamos o refrigerante, entra em cena o açúcar, que desacelera ainda mais a digestão e, para piorar, nos deixa com a barriga inchada.
Se você fizer da pizza com refrigerante um hábito frequente, fique esperto: isso pode causar doenças do estômago. Para garantir uma saúde livre de gastrites, úlceras e afins, consuma bebidas doces pelo menos uma hora antes de comer.
* Publicado originalmente em 11/09/2017
Veja como proteger os pequenos e ainda demonstrar todo o seu amor.
Pesquisadores realizaram testes para tentar manter a maior quantidade possível de sulforafano no brócolis, um composto que desempenha um papel fundamental no controle de açúcar no sangue.
Ficar sentado por longas horas é ruim mesmo para adultos jovens fisicamente ativos.
Estudo aponta que um composto natural do corpo humano pode ser a solução para a calvície, trazendo esperança para quem busca tratamentos eficazes e acessíveis.
Saiba como melhorar a flexibilidade de forma simples e eficiente.
Uma mulher de Israel foi parar no hospital depois de ingerir uma grande quantidade de wasabi.
Estudo sugere qual é a frequência ideal para que as evacuações promovam a saúde.
Além dos danos ao fígado, o consumo em excesso do álcool pode nos afetar neurologicamente.
Estudo revela o que o aumento na ingestão de água faz ao nosso corpo.