Estilo de vida
16/09/2017 às 05:00•2 min de leitura
As calorias ingeridas no café da manhã são extremamente importantes para o funcionamento do corpo durante o dia. Primeiro, porque, após um longo período de jejum, houve queima de glicose e glicogênio — essenciais para a manutenção das funções do organismo, como respiração e circulação sanguínea — e os estoques dessas substâncias precisam ser repostos.
Outra função da primeira refeição do dia é promover a sensação de saciedade ao longo do dia. Estudos recentes apontaram que comer bem logo após acordar, além de melhorar o funcionamento do intestino, inibe a ingestão exagerada de alimentos no decorrer do dia, permitindo, assim, um maior controle sobre o peso.
O café da manhã funciona como uma espécie de combustível para o corpo humano. Os alimentos consumidos nessa refeição têm impacto direto na disposição física, no raciocínio lógico e na aceleração do metabolismo. Para quem pratica treinos de hipertrofia, ela ajuda a evitar a perda de massa muscular.
Os alimentos do desjejum, mais do que ajudar na reposição das reservas energéticas do corpo, são capazes de cooperar para o aumento da expectativa de vida. As fibras presentes nos cereais, por exemplo, regulam o intestino e auxiliam na diminuição dos triglicerídeos. Proteínas — como ovos, castanhas e leite — dão a sensação de saciedade e ajudam no controle dos níveis de açúcar no sangue.
A concentração durante as aulas e o processo de aprendizagem não começam na hora que as crianças chegam às suas classes, mas, sim, na cozinha de casa. Está comprovado que, para um bom dia de verdade, é preciso ter o hábito de tomar o café da manhã logo após levantar da cama.