Ciência
02/10/2017 às 09:11•2 min de leitura
Há poucos dias, a atriz Julia Louis-Dreyfus revelou que está com câncer de mama, e ainda que estejamos cada vez mais informados sobre a doença, infelizmente um dado divulgado pelo jornal Metro nos mostra que apenas 42% das mulheres conseguiriam reconhecer os sinais desse tipo de câncer.
Um quarto das mulheres acredita que nódulos mamários são identificados apenas por equipamentos médicos e 60% das mulheres revelou que se sentiria com vergonha de procurar ajuda médica caso notasse algum sinal irregular nas mamas – a pesquisa em questão foi realizada pela Avon.
Depois de falarem sobre o assunto, as participantes foram convidadas a identificar os 10 principais sintomas do câncer de mama – apenas 2% das mulheres conseguiram realizar essa tarefa por completo.
Infelizmente, muitas ainda não têm a noção de que hábitos de vida influenciam, e muito, o desenvolvimento do câncer, e dois terços das participantes disse não saber que atividades físicas regulares ajudam a prevenir a doença. Você, que nos lê, sabe quais são os sintomas mais comuns do câncer de mama? Confira a seguir:
Se os seios começarem a mudar de tamanho ou de formato, e se isso não tiver nada a ver com o período menstrual ou gestacional, é um sinal de alerta, com certeza.
Existem pessoas que nascem com os mamilos invertidos, mas se os mamilos se invertem com o passar do tempo, talvez valha a pena consultar seu médico.
Não é normal que seus seios aparentem estar machucados, com feridas ou erupções, especialmente se isso tudo for ao redor dos mamilos.
Se ao apertar os mamilos você perceber que está saindo alguma secreção deles, procure um médico.
Nenhum tipo de “furinho”, de qualquer tamanho, é normal.
Algumas mulheres ficam com a axila inchada durante a menstruação, mas se esse inchaço persistir, é fundamental procurar ajuda médica.
Se a pele dos mamilos começar a ficar parecida com a casca de uma laranja, vá ao médico.
Os seios podem ficar doloridos de vez em quando, mas isso não deve ser constante.
Se você reparar que uma veia está crescendo e ficando saltada, procure ajuda médica – isso pode ser sinal de que um tumor está bloqueando um vaso sanguíneo.
O sinal mais comum do câncer de mama não é o único que requer atenção. Se você sentir um nódulo ao apalpar os seios (não precisa ser visível), certifique-se de que está tudo bem e marque uma consulta médica.
O diagnóstico precoce de qualquer tipo de câncer representa maiores chances de cura, por isso é importante não ter vergonha ou medo de ir ao médico.