
Ciência
06/10/2017 às 13:54•1 min de leitura
Sofrer pelo que passou não adianta. Por mais que algumas atitudes lá de trás ainda tenham impacto sobre as nossas vidas no dia de hoje, o que podemos fazer é mudar o futuro e não o passado. Portanto, reconhecer que é hora de seguir em frente é o primeiro passo para superar alguns traumas.
Se o que já foi feito não tem como ser mudado, ao menos podem servir de aprendizado para o futuro. Assim, faça uma lista de atitudes que você errou lá atrás e que podem mudar o seu jeito de agir daqui para frente. Isso ajuda a desenvolver o senso de planejamento e a viver pensando nas consequências de seus atos.
O fato de você ter errado em algo no passado pode ter minado a sua autoconfiança. Agora, vale a pena viver achando que vai errar novamente? Provavelmente você cometerá outros erros, mas também muitos acertos. Portanto, tente aprender ao máximo com suas falhas para que elas não se repitam e acredite em si mesmo de que é possível aprender com esses infortúnios.
Quando os pensamentos torturantes do passado começarem, tente pausar o que está fazendo e arejar a cabeça. A meditação é ótima para isso, já que limpa e organiza os pensamentos, ajudando a ficar mais calmo. Treine técnicas de respiração, se concentre em seu bem-estar e seja feliz!
Remoer o rancor nunca é uma atitude saudável. Para isso, é fundamental aprender a perdoar, tanto a si mesmo quanto os outros. Compreender que o ódio e/ou a tristeza não vão mudar as atitudes erradas do passado pode ser uma forma de passar por cima disso e seguir em frente. Tente ver que quem te magoou nem sempre fez isso com essa intenção, mas, se fez, provavelmente não mereça um pingo da sua consideração.