Artes/cultura
29/03/2021 às 08:00•2 min de leitura
É muito comum ouvir as pessoas falarem a respeito dos danos que o café pode causar à saúde, o que realmente é verdade. Porém, esses danos costumam estar relacionados ao consumo excessivo da bebida. Quando o café é incluído na rotina de forma certa, com moderação, pode trazer muitos benefícios — veja alguns deles:
(Fonte: Pinterest)
O café pode favorecer a memória, além de ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Além disso, a bebida também favorece o estado de alerta e a concentração.
(Fonte: Pixabay)
O consumo do café também pode ajudar no humor, visto que ele estimula a liberação de neurotransmissores, como a serotonina e norepinefrina, que contribuem para o bom humor e funcionamento psicomotor.
A cafeína maximiza o desempenho físico do corpo, o que se dá devido ao efeito ergogênico da substância. Por isso, pode colaborar para a prática de exercícios físicos.
(Fonte: Unsplash)
(Fonte: Pixabay)
O café ajuda a acelerar o metabolismo, de forma que participa da queima de gorduras, inclusive das que estão no fígado. Então, a bebida pode ajudar no tratamento de doenças como a Hepatite C e Cirrose.
(Fonte: Pixabay)
Em uma xícara de café expresso, podemos encontrar quantidades significativas de vitamina B3, cálcio, magnésio e potássio.
A ação antioxidante atua no combate ao envelhecimento celular precoce, livrando o corpo da ação dos radicais livres. Isso pode ser benéfico para a saúde, inclusive, podendo prevenir doenças como o câncer.
(Fonte: Unsplash)
(Fonte: Pixabay)
Devido à ação termogênica, que acelera o funcionamento do metabolismo, o café pode colaborar diretamente para a perda de gorduras. Entretanto, é preciso deixar claro que ele por si só não proporciona um emagrecimento, apenas colabora com o processo.
(Fonte: Pixabay)
O café possui efeito diurético, ou seja, favorece o funcionamento do sistema urinário, o que faz com que ajude na eliminação de toxinas do corpo. Esse processo também ajuda a evitar problemas de retenção de líquidos, o que pode causar inchaços e dores.