Ciência
17/04/2021 às 03:00•3 min de leitura
Alimentação é um assunto que sempre colocado em pauta por ser tão essencial às pessoas e também, por esse mesmo motivo, gerar muitas dúvidas. É fácil encontrar respostas diversas para uma mesma pergunta, e isso acontece porque há investimento em pesquisas e estudos, e com o passar do tempo muitas teorias foram mudadas e finalmente esclarecidas. Veja, então, a lista de 10 mitos e verdades sobre a alimentação:
Água com limão
Mito. Água com limão em jejum não emagrece nem ajuda a emagrecer, mas a mistura é uma ótima dose de antioxidantes, minerais e vitamina C, que auxiliam na imunidade a longo prazo.
Alimentação a cada 3 horas
Mito. Esta é uma das afirmações mais populares sobre a alimentação. Não há necessidade de comer a cada 3 horas, apenas se o indivíduo apresenta algum problema no trato digestório. Fora este caso, comer a cada 3 horas não ajuda o metabolismo a ficar mais rápido, ao contrário do que muitos dizem.
Laranja servida com a feijoada
Verdade. Sempre é recomendado, depois de uma refeição pesada, como uma feijoada, comer uma fruta cítrica — abacaxi, laranja, limão —, pois elas contêm grande quantidade de fibras que auxilia na diminuição da absorção de gordura e no aumento da saciedade, além de também funcionar como uma esponja de absorção de nutrientes, principalmente de ferro, pois a vitamina C acelera esse processo.
Sempre prefira comer a fruta do que o ingerir o suco, porque o suco necessita de mais fruta para ter uma quantidade de líquido considerável (o que o torna mais calórico) e a quantidade de fibras diminui muito, pois elas são encontradas apenas no bagaço.
Pão, fonte de carboidrato
Mito. Carboidrato não engorda de dia, de tarde nem de noite. Ou seja, o horário não implicará neste processo, mas sim a quantidade que você está comendo, considerando o déficit calórico do final do dia. Você consumiu mais calorias do que gastou? Então você irá engordar! Você consumiu menos calorias do que gastou? Então irá emagrecer. Independentemente do horário em que você come.
Manga com leite
Mito. Esta afirmação tem cunho histórico — era um jeito do leite não ser consumido pelos escravos, pois era um alimento caro, por isso inventaram que essa combinação deveria ser evitada por fazer mal. Manga com leite é uma ótima opção para o lanche da tarde, por exemplo, pois há uma grande concentração de vitaminas e minerais nesta mistura.
Refrigerante
Verdade. No horário da refeição, a melhor estratégia é focar na comida e não investir na combinação de alimentos e líquidos. O líquido ingerido em grande quantidade atrapalha a digestão e absorção de nutrientes. Se escolher beber durante uma refeição, prefira sucos de frutas cítricas, pois eles ajudam na absorção de nutrientes.
Chá
Mito. Nenhum alimento isolado emagrece, o que ajuda a perder peso é o déficit calórico do final do dia. O chá apenas auxilia na diurese: muita água é eliminada do organismo, evitando a retenção de líquido, e no final do dia resultando em menor peso, simplesmente por causa da perda de água.
Tapioca
Mito. A diferença calórica entre a tapioca e o pão é insignificante, por isso, independentemente da sua escolha, opte por um recheio saudável que sirva para a diminuição do índice glicêmico deles, como ovos com chia, queijo branco com semente de girassol, entre outros.
Ovos
Mito. O ovo já foi considerado vilão, mas isso é coisa do passado. Trata-se de um alimento completo e nutritivo, sendo muito importante para a alimentação. A recomendação é a ingestão de 1 a 3 ovos por dia. Ele oferece diversos benefícios, como aumento do colesterol HLD e diminuição do LDL; possui proteínas de alto valor biológico; vitaminas A, B2, B6, B9, B12, D, E e K; e minerais (zinco, cálcio, selênio, ferro e fósforo). Possui também colina, uma vitamina que participa da função neurocognitiva; e também luteína, importante para a acuidade visual.
Carne vermelha
Verdade. A vitamina B12, também chamada de cianocobalamina, é apenas encontrada em alimentos de origem animal, como peixes, ovos e carnes. Por isso, pessoas que são vegetarianas ou veganas, na maioria das vezes, precisam suplementar esta vitamina por não ingerirem nada proveniente de animais.
***
Marcela Andrade, colunista semanal do Mega Curioso, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, bacharel em Nutrição, perita judicial na área da Nutrição, pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família.