Sabia que o FPS do protetor solar tem a ver com o tempo de uso? Entenda

23/03/2022 às 08:002 min de leitura

O protetor solar costuma ser o nosso "melhor amigo" nos dias de praia, principalmente para quem está evitando ficar com queimaduras ou fugir de uma doença seríssima como o câncer de pele. Entretanto, é comum que as pessoas sempre fiquem em dúvida na hora de escolher qual protetor solar usar.

Afinal, vale mais a pena comprar um produto de fator de proteção solar (FPS) 15, 30, 50 ou 70? E quando você está fazendo essa escolha, será que você realmente sabe o que esse número significa? É comum que os consumidores pensem que o FPS é uma representação da potência do protetor, mas isso não é bem verdade. Entenda!

Entendendo o FPS

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Como dito anteriormente, FPS significa fator de proteção solar, ou simplesmente a medida desse produto contra os raios solares ultravioleta B (UVB) — que deixam nossa pele vermelha quando passamos muito tempo no sol. Entretanto, o número nas embalagens não está exatamente ligado à potência.

Na verdade, esse número representa o tempo que podemos ficar expostos aos raios solares sem que grandes danos afetem nossa pele. E para conseguir decidir qual o melhor FPS para você, basta fazer um simples cálculo: uma pessoa que sente os efeitos da queimadura do sol com apenas cinco minutos de exposição, resistirá 15 vezes esse período se usar um protetor de FPS 15. Portanto, ela poderá ficar debaixo do sol por 75 minutos. Entendeu?

Isso também não quer dizer que um protetor de FPS maior é necessariamente mais potente do que os de números inferiores, mas que ele durará por mais tempo na pele. Inclusive, esse é um dos motivos pelo qual os dermatologistas tendem a indicar protetores de FPS mais alto, além do fato de que muitas pessoas costumam aplicar quantidades insuficientes do produto antes de ir "fritar" no sol.

Estratégias no sol

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

De acordo com os especialistas, a aplicação do protetor solar deveria corresponder a uma colher de chá para cada segmento do corpo — aproximadamente 100 gramas em cada aplicação no corpo todo. Sendo assim, é fácil imaginar que muitas pessoas têm deixado a desejar quando o assunto é se cuidar em dias quentes.

Com isso, um FPS de número maior trará uma proteção mais adequada mesmo se for aplicado de forma incorreta, pois corresponderia a outro de fator de proteção solar mais baixa. Também é importante ressaltar que reaplicar o protetor esporadicamente é uma das medidas mais essenciais para escapar de lesões na pele, visto que garante uma segurança por tempo prolongado.

Porém, é importante não confiar apenas em protetores solares para se defender do sol. Essa é apenas uma parte vital de uma estratégia que também deve incluir procurar sombras, usar chapéus e se hidratar bastante durante o calor. No fim das contas, todo cuidado é pouco e você não vai querer estragar a sua semana sentindo dores a cada movimento do seu corpo, não é?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: