O que são os barulhos que nossa barriga faz?

05/10/2022 às 02:002 min de leitura

Meu estômago ronca, seu estômago ronca, nossos estômagos roncam. Entre as tantas coisas que tornam os humanos iguais, estão os barulhos produzidos pela barriga. No entanto, você sabia que esse “ronco” tem um nome próprio? Trata-se do borborigmo ou borborismo.

É um fenômeno perfeitamente normal que qualquer pessoa pode sentir. O borborismo pode estar associado a diversas situações. Os sons mais comuns da barriga se revirando são ruídos geralmente produzidos pelos intestinos delgado e grosso. Sendo assim, uma barriga barulhenta nada mais é que o resultado de um processo completamente natural de uma digestão normal

Contudo, há casos que merecem atenção.

Por que meu estômago faz barulhos?

(Fonte: Kindel Media/ Pexels/ Reprodução)(Fonte: Kindel Media/ Pexels/ Reprodução)

Os roncos abdominais que você e, muitas vezes, quem está por perto, ouve são provocados pela musculatura de seus intestinos. Ou seja, são seus músculos empurrando a comida por dentro de “mangueiras” dando origem aos barulhos que surgem como ecos profundos.

Aliás, não importa o tipo de dieta, o gênero ou a idade da pessoa, todos os humanos experimentam barulhos na barriga de alguma forma. Mas, como apontamos, alguns podem significar algo mais sério que fome ou a comida sendo dirigida. Por exemplo, pode ser que sinalizem problemas com seu trato gastrointestinal.

Explicando melhor os barulhos que a barriga faz

(Fonte: Yan Krukov / Pexels/ Reprodução)(Fonte: Yan Krukov / Pexels/ Reprodução)

Anteriormente, apresentamos um panorama sobre por que sua barriga faz alguns tipos de barulho. Agora, vamos um pouco mais fundo nessa questão:

Digestão

Quando o alimento chega ao estômago, ocorre a liberação de enzimas que ajudam a quebrar a comida e, consequentemente, tornar a absorção dos nutrientes mais fácil. Então, nossos intestinos começam um processo chamado peristaltismo, que consiste em uma série de contrações em forma de ondas visando mover o alimento sempre adiante no trato digestivo.

Alimentos sendo digeridos e gases se movimentando contribuem para os borborigmos, algumas vezes estrondosos, que a barriga faz.

Fome

Mesmo que você não tenha comido nada há um bom tempo, seu corpo automaticamente começa a realizar o peristaltismo. Além disso, o estômago e os intestinos podem começar a liberar enzimas e ácidos como preparação para a ingestão da comida.

Saúde

Em alguns casos, os barulhos que a barriga faz podem estar associados a uma condição médica subjacente. Nessas situações, outros sinais são comumente notados, tais como diarreia, constipação e dor abdominal. Síndrome do intestino irritável, bloqueio intestinal, infecções gastrointestinais, intolerâncias a determinados alimentos e até alergia alimentar podem causar barulhos na barriga.

Por isso, se você notar que o borborigmo está diferente e acompanhado de algum outro evento, como dor, é melhor procurar uma unidade de saúde.

(Fonte: cottonbro/ Pexels/ Reprodução)(Fonte: cottonbro/ Pexels/ Reprodução)

Por outro lado, se você se incomoda muito com sua barriga barulhenta, mudar um pouco sua dieta pode ajudar. Por exemplo, evitar bebidas gaseificadas e alimentos que tendem a gerar gases é uma boa ideia. Neste último caso, repolho, couve-de-bruxelas e feijão são os mais famosos causadores do borborigmo.

E já que estamos falando sobre estômago e intestinos, sabe aquele friozinho que você sente antes de um encontro ou de ver a pessoa pela qual está apaixonada? É só seu trato gastrointestinal reagindo à sua ansiedade e ao estresse.

Mas cuidado, pois muita ansiedade e estresse também podem afetar sua barriga, seja provocando barulhos na hora errada ou levando a uma diarreia antes de um encontro. Que situação complicada, não é?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: