Ciclo menstrual varia entre etnias, indica estudo

08/11/2022 às 09:002 min de leitura

Segundo estudo recém-publicado no portal de artigos científicos MedRxiv, pesquisadores de Harvard identificaram que a duração do ciclo menstrual pode variar de acordo com diversos fatores, incluindo a etnia. O estudo ainda não foi revisado por pares.

Pesquisa digital

A pesquisa foi realizada via celular e smartwatch, por meio de um aplicativo da Apple utilizado para estudos sobre a saúde da mulher. Nele as participantes preencheram informações como raça, etnia, peso, altura, status socioeconômico, condições ginecológicas (síndrome do ovário policístico, por exemplo) e comportamentos de saúde (como uso de álcool e atividade física).

Ciclo menstrual não varia apenas entre diferentes etnias, mas também de acordo com a faixa etária e o peso. (Fonte: Getty Images/ Reprodução)Ciclo menstrual não varia apenas entre diferentes etnias, mas também de acordo com a faixa etária e o peso. (Fonte: Getty Images/ Reprodução)

Ao todo, 12.608 mulheres dos EUA fizeram parte do estudo, com um total de 165.668 ciclos menstruais incluídos no aplicativo. Ao analisarem os dados, os cientistas perceberam que a etnia era um fator relevante quando se falava da duração do ciclo menstrual.  

As participantes identificadas como asiáticas apresentaram, em média, ciclos com 1,6 dia a mais que as mulheres brancas não hispânicas. Já as hispânicas tiveram ciclos na média de 0,7 dia a mais que as mulheres brancas. As participantes negras e as que indicaram outras etnias não tiveram variáveis muito diferentes das brancas.    

Mas a etnia não é o único fator que atinge a duração dos ciclos menstruais. O estudo indica que a obesidade é outra condição que faz o ciclo variar. As participantes com obesidade de grau 3 tiveram ciclos de 1,5 dia a mais do que as pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) saudável.

Quanto à idade, os pesquisadores indicaram que as mulheres com idade mais avançada (mais de 50 anos) tinham maior variabilidade do ciclo se comparadas com aqueles com idade entre 35 e 39 anos.

Por que é importante saber disso?

Entender a dinâmica do ciclo menstrual é conhecer mais sobre a saúde da mulher. (Fonte: Getty Images/ Reprodução)Entender a dinâmica do ciclo menstrual é conhecer mais sobre a saúde da mulher. (Fonte: Getty Images/ Reprodução)

Os cientistas apontam ser importante entender as características do ciclo menstrual, especialmente a duração e regularidade, pois tais características são um relevante sinal vital feminino, mostrando como o corpo da mulher está funcionando e se está saudável.

Como exemplo, há outros estudos que sugerem que mulheres com ciclos menstruais longos – ou irregulares – podem ter maior chance de infertilidade ou até mesmo de morte.    

Por isso, quanto mais se souber acerca das particularidades dos ciclos, maior será a chance de criar mecanismos para cuidar da saúde da mulher.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: