É possível se tornar uma pessoa matinal? Veja o que diz a ciência

09/12/2022 às 11:002 min de leitura

Na vida, existem dois tipos de pessoas: aquelas que adoram acordar cedo e aproveitar mais o período da manhã para produzir, e aquelas que preferem dormir quando o Sol está se pondo e viver enquanto os outros dormem. Logicamente, o segundo grupo tem mais dificuldade em se moldar aos padrões da sociedade do que o primeiro.

Porém, seria possível transformar um madrugador em uma pessoa matinal? De acordo com pesquisadores, nosso ritmo circadiano — que funciona como um relógio biológico que dita os padrões de sono da nossa vida — pode ser completamente treinável, "curando" até mesmo alguns casos severos de notívagos. Entenda!

Funcionamento do ritmo circadiano

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A inclinação que uma pessoa tem para dormir e acordar em determinado momento do dia é conhecida por especialistas como o nosso cronotipo, o que varia bastante entre cada indivíduo. O ritmo circadiano, por sua vez, é um mecanismo subjacente que dita quando passamos a sentir sono à noite e para acordar de manhã.

Ambos estão diretamente relacionados, embora tenham suas diferenças. Segundo a Sleep Foundation, enquanto o ritmo circadiano pode ser "treinado" para seguir uma programação mais estrita, o cronotipo sugere uma forma mais permanente de ser — algo que sugere um componente genético no meio.

O cronotipo permanece com a nossa existência ao longo de nossas vidas, mesmo que o padrão de sono mude ligeiramente ao passo que envelhecemos. Visto que fatores externos como trabalho, escola e criação dos filhos acaba ditando o horário em que precisamos acordar, é necessário ter em mente que o ritmo circadiano pode ser adaptado para cada fase da vida. 

Como se tornar uma pessoa matinal

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se você é uma pessoa que adora a noite, mas precisa acordar cedo por conta de suas obrigações, não é preciso se desesperar. Alterar o comportamento do seu corpo para ser mais eficiente durante a manhã não é tão difícil assim. No fim das contas, basta escutar como o seu organismo reage ao mundo.

Quando o Sol vai embora, a falta de luz e a queda na temperatura emite sinais ao corpo para liberar mais melatonina, que é o hormônio associado ao sono. No entanto, como estamos sempre expostos às luzes e ao calor artificial, o Sol já não possui a mesma força que tinha para nossos antepassados.

E como diminuir o impacto da modernidade? Quando você está tentando entrar em um horário de sono mais parecido com uma pessoa matinal, a higiene do sono e as atividades matinais são de extrema importância. Tente ficar longe de aparelhos eletrônicos antes de dormir e evite bebidas com cafeína depois da hora do almoço, sem falar no álcool. 

Tentar mudar tudo drasticamente de um dia para o outro dificilmente dará certo. Então, outra recomendação importante é tentar se deitar 15 ou 20 minutos antes do que você normalmente faz a cada semana. Isso fará com que a sua rotina vá se reestabelecendo aos poucos. Por fim, o que você faz quando acorda também importa: exercitar-se logo cedo ou tomar uma xícara de café quando acordar mostra ao seu corpo que você está pronto para estar de pé. Com o passar do tempo, você se adaptará a essa rotina e sofrerá menos por estar vivendo fora do que o seu cronotipo "manda".

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: